Usas sapatos dentro de casa? Nunca o devias fazer! A ciência explica porquê!


publicidade

Nunca deves usar os sapatos dentro de casa! É importante que conheças isto. A tua saúde vai agradecer!

A prática não tem nada de novo em países do oriente e cada vez mais encontra adeptos no mundo ocidental. Tirar os sapatos para entrar em casa, segundo a tradição japonesa, por exemplo, evita que o lixo da rua e as más energias entrem no ambiente da residência.

A ciência, por sua vez, vem justificando esse costume. De facto, deixar os sapatos na parte externa (ou reservada) da casa pode evitar que se entre em contacto com cerca de 421.000 tipos diferentes de bactérias presentes em 96% das solas dos sapatos, isso mesmo, 96%. Mesmo que o sapato pareça limpinho, ele está bem longe disso, é o que dizem os investigadores da Universidade do Arizona, EUA.

Apesar de não ser novidade nenhuma que os sapatos trazem lixo para as nossas casas, não devias imaginar que era tão grave assim.

sapatos_casa

Entre elas, foram encontradas bactérias causadoras da pneumonia, de infecções nos sistemas urinário e respiratório. Ah, vale a pena citar que uma dessas bactérias é uma velha conhecida de todos nós: a E. Coli, parte integrante do grupo de germes inimigos dos alimentos e dos humanos, encontrados em WC’s públicos e fossas abertas, os coliformes fecais. Inimigos, porque, caso ingeridos, fazem-nos muito mal ao estômago e intestinos, podendo até mesmo ser letais.

Ainda na pesquisa, foi constatado que essas bactérias conseguem se fixar ao seu calçado por longas distâncias e que o nível de transferência desses microorganismos para o chão das casas varia entre 90-99% – bastante eficaz, não?

A solução? Bem, você pode lavar as solas dos calçados com sabão neutro com regularidade para reduzir drasticamente o número de bactérias e, limpar o chão, tapetes e carpetes da sua casa com vapor. Um tanto trabalhoso, não? Parece que a solução mais simples, e tão eficaz quanto estas, ainda é manter os sapatos fora de casa. Você decide o que fazer.

Fonte: sciencedump.com

Relacionados:

23 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Até aos 16 anos poucas vezes entrei em casa com sapatos.Porquê?Porque não os tinha!Tantos cuidados agora para andarmos todos PODRES!

    1. Se o assoalho for de madeira ou forração!!!!!!!!!!!! não tem como ficar nos dias de
      inverno sem calçados!!!!!!!!!!!!!!1

      1. Ter calçados para uso exclusivamente dentro de casa ( chinelos, sandalias, pantufas) seria a solução. Quanto aos calçados usados na rua, descalça-los naxenttada de casa.

  2. Pois vivo a 4 anos em Inglaterra e ainda não encontrei uma casa onde não se tirasse os sapatos a porta. Em Portugal apenas conheci uma familia que fazia isso. É tudo uma questão de cultura. Basta apanhar-se o hábito e acaba por virar rotina.

  3. Na minha casa, jamais usamos calçados dentro de casa. Adquiri esse hábito ainda em tenra infância e levei-o para o resto da vida, mas não é um hábito comum aqui no Brasil.

  4. Os moradores de minha casa sempre tira o sapato na porta. E se tem um chinelo cada um para usar como havaianas. Isso porque são os de casa.Mas o difícil quando não se tem o hábito de tirar pedir para visita tirar. Além de ter que aguentar piadinhas.” Aí tem que tirar o sapato para entrar na casa dela rsrs” Em fim, quando tinha carpete até que agradecia, pois tinha crianças pequenas, até agradecia, quando as visitas tiravam o sapato. Mas agora que coloquei piso. Os de minha casa continuam com o mesmo hábito, mas não faço mas questão. Não…

  5. fui ensinada sempre tirar os calçados antes d entrar dentro de casa! tenho sempe um calçado ao lado na porta para usar somente dentro de casa é questão de ábitos

  6. fui ensinada sempre tirar os calçados antes d entrar dentro de casa! tenho sempe um calçado ao lado na porta para usar somente dentro de casa é questão de ábitos

  7. Eu tiro porque não gosto de ficar calçada dentro de casa. Quando vou a um hospital, velório, e principalmente num cemitério, desde criança, deixava lá do lado de fora meus calçados e minha roupa. Tinha uma bica com água onde eu me lavava, mas lava muito, da cabeça aos pés para depois entrar em casa. Continuo com o hábito de deixar o calçado do lado de fora. Antes minha mãe lavava pra mim. E minha roupa, é só o tempo de de entrar no chuveiro. As que posso, já deixo lá fora tb. Aí são bem lavadas. Nunca me falaram nada sobre isso. É de mim mesma.

      1. Eu acredito em energias e acredito muito em Deus. Deixe de ser ignorante. Anônimo você já é é com este pensamento vai continuar sendo tolo.

  8. A solução para as visitas, é você comprar chinelos variados e improvisar um móvel para ficar logo na entrada da casa, e oferecer às visitas a opção de escolher o que for melhor. Outra coisa que faço, e cobro de quem chega, é lavar bem as mãos. A medicina indica que as gripes, principalmente, são transmitidas pelas mãos infectadas, após andarmos por aí, pegando na mão de quem está doente, em maçanetas, corrimão, carros de supermercado, enfim, tudo que se põe a mão, e nisso, com a mão suja, coçamos o olho, o ouvido, o nariz, que são a porta de entrada do nosso organismo. Há pessoas que pegam com a mão qualquer alimento e o consomem, depois ficam doentes e não sabem por que.

  9. Eu tenho esse habito desde que minha filha nasceu, há quase 22 anos. è simples, tira os sapatos à porta. Eu por exemplo tenho um chinelo pra ir à rua e outro para usar dentro de casa, daí a resolver o problema de quem sente frios nos pés !!

    Imagine, uma criancinha engatinhando, e os adultos entrar com calçados que vieram da rua! Que horror…..pura bacteria e residuo de lixo..germes de vários tipos. Tô fora.

    1. É realmente complicado. Na minha casa não entro com calçados que vou na rua. Tenho um calçado para entrar em casa. Eu e meu marido temos esse hábito já alguns anos. Tenho gatos em casa e não gosto que as pessoas chegam da rua e entram com calçados sujos.
      Quando chego em casa, primeira coisa depois de tirar os calçados e lavar as mãos. Sempre levo na bolsa álcool gel.

  10. Em casa nunca tiramos, mas depois queudei para um apto sinto necessidade, comprei um cesto onde deixamos assim que entramos, mas ao receber uma visita é sempre complicado…

Send this to a friend