Seis meses antes de um enfarte o corpo pode dar sinais! É importante que os conheça!

O ataque cardíaco ou enfarto do miocárdio é a parada do fluxo sanguíneo no músculo cardíaco devido a uma ruptura ou coágulo arterial.

Os sintomas mais comuns são: dor ou aperto no peito, desconforto nas costas, inconsciência, suores frios e falta de ar. Em alguns casos, no entanto, o corpo dá sinais de alerta mesmo vários meses antes de tal evento ocorrer. Aqui estão os sinais que não devem ser negligenciados.

Dormência ou peso nos braços

Na maioria dos casos, as doenças cardiovasculares irradiam para as extremidades superiores com sentimentos de fraqueza ou formigamento. Nesta circunstância, um médico deve ser consultado imediatamente.

Falta de ar

A dificuldade em respirar pode ter várias razões, mas não deve ser negligenciada porque significa que os pulmões não recebem oxigénio suficiente. Precisamos ir no médico e entender o porquê.

Ansiedade

É necessário distinguir a fisiológica, isto é, gerada por uma razão concreta, da patológica, isto é, um estado de agitação não proporcional à causa ou, na verdade, sem razão. No segundo caso, seria aconselhável consultar um especialista.

Fadiga constante

Fadiga do trabalho ou atividade física é perfeitamente normal, mas se esse sentimento durar muito tempo, ou não tiver uma causa real, é melhor consultar o seu médico porque algo provavelmente está errado.

Indigestão

Ocasionalmente pode acontecer de você não digerir bem uma refeição, diferente é o caso quando essa condição começa a se tornar quase habitual. Esse é um alarme que não deve ser ignorado.

Distúrbios do sono

O stresse pode causar insónia, mas se você frequentemente se acorda a meio da noite, com sede e urgência para urinar, é preciso investigar melhor as causas.

No caso de um membro da família, um amigo ou mesmo apenas uma pessoa na rua, se sentir mal, você deve verificar imediatamente se ele está a respirar ou se ele não tem reação. Ligue para os serviços de emergência imediatamente, dando informações aos profissionais de saúde.

Enquanto espera por ajuda ou um desfibrilador, é muito útil realizar massagem cardíaca, ajoelhar-se num lado da pessoa relaxada e praticar cerca de 100 compressões por minuto. O movimento gerado pelos braços estendidos e a pressão abaixo do tórax servem para manter o sangue circulando, protegendo assim os órgãos vitais de possíveis danos necróticos.

Na presença de sintomas, não hesite em chamar um médico imediatamente.

Fonte: hackspirit.com