Saiba porque a saúde da sua boca merece atenção

Normalmente, pelo menos uma vez ao ano as pessoas se preocupam em realizar as consultas e exames médicos, garantindo um check-up anual, para garantir que a sua saúde está em dia e que você está saudável.

Entretanto, muitas pessoas acabam esquecendo da importância de se preocupar com a saúde bucal, adiando a ida ao dentista em muitos anos, apenas para quando sentir algum incomodo ou dor mais grave.

Mesmo quando não temos nenhuma queixa, é muito importante passar em uma clínica odontológica, pois apenas dessa maneira o profissional consegue realizar a prevenção necessária para garantir que você não tenha outros problemas e doenças.

Cuidados durante a infância

A verdade é que os cuidados com a saúde bucal devem começar desde pequenos. Poucas pessoas sabem disso, mas o ideal é que a mulher, quando está planejando ter filhos, já procure por um dentista para garantir que está saudável.

Isso porque devido as diversas transformações hormonais que ocorre no corpo da grávida, há algumas propensões a doenças como a gengivite, que inclusive acabam sendo um sinal de alerta durante a gravidez, pois pode ocasionar o parto prematuro.

Os cuidados com a higienização começam antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem. Nesse momento, é importante que a higienização seja feita com uma fralda limpa humedecida, passando delicadamente pelos pais pela gengiva e bochechas do bebê. 

Essa é uma das maneiras de garantir que a criança não desenvolva a cárie de mamadeira, uma condição consideravelmente comum entre os bebês, e que podem alterar a formação dentária definitiva.

Desde o momento que os dentinhos começarem a nascer, já é a hora de levar a criança ao dentista, podendo ser através do plano odontológico. É possível encontrar uma odontopediatra através do marketing digital na odontologia.

Isso é essencial para que os pais tirem todas as suas dúvidas a respeito da higiene bucal que deve ser seguida durante os próximos anos na vida do filho.

Seguindo todas as indicações desde a infância, a probabilidade de ocorrer problemas e doenças odontológicas são mínimas. Isso porque, desde cedo, a criança consegue perceber a importância de realizar toda a higienização, principalmente por conta das consultas regulares ao dentista infantil que realiza desde pequeno.

Cuidados durante a fase adulta

Desde o momento que você vai ao dentista pela primeira vez, é importante que continue indo periodicamente, pelo menos uma vez por semestre. Esses cuidados são essenciais para que toda a prevenção seja feita.

Além disso, é durante essa consulta que o profissional pode avaliar se você está realizando as escovações da maneira correta, assim como se os produtos são os ideais para você. Essa é, na verdade, uma das maiores importâncias do dentista.

Por conta das diversas mídias e propagandas, vemos muitos produtos de higiene odontológico sendo vendidos, cada um com as suas especificações e pequenas mudanças. No momento da compra, muitas vezes não sabemos se aquele produto é o ideal para você.

Isso influencia diretamente na higiene oral e, principalmente, na saúde da sua boca. Não basta apenas realizar a escovação para que todo o seu trabalho tenha resultados, mas é necessário escolher os produtos certos, assim como escovar da maneira correta. Para isso, o dentista do plano odontológico é fundamental.

É durante a fase adulta que podemos perceber os vários problemas e doenças, principalmente quando os cuidados com a higiene bucal não foram tomados desde o início da vida. 

Problemas como cáries no estágio avançado, doenças gengivais, retração da gengiva. Tudo isso é comum de ser visto no consultório, quando o indivíduo passa anos sem visitá-lo. Por conta disso, ter um plano odontológico pode ser importante, para garantir que todas as avaliações, assim como procedimentos de gengivite tratamento sejam feitos, evitando assim que ocorra doenças mais avançadas, como é o caso da periodontite.

Cuidados durante a terceira idade

Esse é o momento da vida que deveria ser o de maior tranquilidade, após anos trabalhando, cuidando dos filhos e se preocupando com diversas questões. Ainda assim, é muito importante que os cuidados com a saúde sejam tomados.

Na terceira idade, por conta de outros problemas de saúde, as doenças gengivas acabam também sendo mais propensas a ocorrer. Por esse motivo, é importante sempre ter um dentista 24h próximo, garantindo que caso tenha alguma emergência, será prontamente resolvida.

Sendo assim, é importante que as pessoas que apresentem as seguintes condições tenham maior preocupação com a saúde de sua boca:

  • Doenças cardíacas;
  • Diabetes;
  • Doenças oncológicas.

Por diferentes motivos, desde a realização de quimioterapias ou pelo uso de medicamentos específicos, às doenças bucais podem se desenvolver de maneira mais acelerada e, ainda, de forma mais frequente, sendo importante também ter um plano odontológico à disposição.

Sendo assim, os cuidados com a higiene bucal devem ser iniciados quanto antes, para garantir que o indivíduo viva uma vida plena, sem doenças e livre de dores. Além disso, cuidar da saúde bucal influencia diretamente na auto-estima e no bem-estar pessoal.

Partilhar: