Portugal visto como exemplo lá fora, “Porque é que Portugal parece estar a ser poupado?”


Portugal está a ser visto como um exemplo a seguir, no que toca à forma como lidou (e continua a lidar) com a pandemia.

Depois dos franceses terem tecido elogios a Portugal, desta vez uma televisão belga enumerou alguns dos motivos que podem explicar os números baixos, comparados com o resto da Europa.

“Porque é que Portugal parece estar a ser poupado?” É esta a pergunta lançada pela RTBF (canal de televisão Belga) antes de fazer menção (no seu entender) ao que fez com os portugueses, não estejam a ser tão afetados como outros países da Europa.

Os Belgas começam por referir a localização geográfica, e o facto de Portugal fazer fronteira com apenas um país, o que ajuda a “facilitar o controlo da entrada de pessoas em Portugal”.

Posteriormente, a RTBF considera que o estado de alerta foi acatado pelos portugueses antecipadamente. “Em 13 de março, quando Portugal tinha apenas cerca de cem infectados e nenhuma morte, o governo declarou estado de alerta. A 19 de março, estado de emergência. As medidas foram antecipadas, eles viram o que estava a acontecer noutros países, e tomaram medidas. Pararam de frequentar cafés, bares e restaurantes, os pais tiraram as crianças das escolas, e as lojas fecharam”, explica o canal de televisão.

A RTBF enumera ainda outra razão para justificar a decisão dos governantes portugueses: “O Serviço Nacional de Saúde tem fragilidades e isso fez com que Portugal se antecipasse ao problema.”

Portugal vive muito do turismo, era por isso importante tomar medidas urgentes para que a crise não tomasse proporções maiores, e demorasse mais a passar.

A imprensa belga refere-se às medidas rígidas para a semana da Páscoa: aeroportos fechados no período da Páscoa, e deslocações permitidas apenas dentro do município de residência.

Fonte: ojogo.pt


0 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Send this to a friend