Portugal é dos poucos países do mundo que poderia fechar as suas fronteiras e viver bem!


Portugal é dos poucos países no mundo que poderia fechar as suas fronteiras e viver bem, possivelmente até melhor do que vivemos agora, pois a natureza dá-lhe uma grande riqueza, que contém tudo o que é necessário para que a sua população pudesse viver feliz e em paz!

portugal_fronteiras

A maior parte dos portugueses desconhece que o seu “pobre” país possuí:

  • A maior Zona Económica Exclusiva da UE, que é tão grande como todo o continente europeu. É muito mar com muito peixe onde outros pescam.
  • 80% de solo arável, mas está quase em completo abandono.
  • Invejável rede hidrográfica a nível mundial.
  • Grandes reservas de água doce, em aquíferos subterrâneos, quase inesgotáveis.
  • As maiores reservas de ferro, da UE, de excelente qualidade.
  • As maiores reservas de cobre da Europa (segundas do mundo).
  • As maiores reservas de tungsténio (volfrâmio) da Europa.
  • As maiores reservas de lítio da Europa.
  • As maiores reservas de terras raras.
  • As segundas maiores reservas de urânio da Europa.
  • Grandes reservas mineiras de ouro, prata e platina.
  • Grandes reservas de carvão mineral de excelente qualidade.
  • E as incomensuráveis riquezas que as águas do Atlântico escondem.
  • Uma das maiores reservas de petróleo da Europa ,que ja vão ser exploradas na costa do Algarve, por companhias alemãs e espanholas. Vão pagar a Portugal apenas 20 cêntimos de dólar por barril, (imagine-se, cêntimos), quanto o mesmo barril de crude já passou há muito tempo os 100 dólares, é mesmo negócio à político português.
  • Reservas de gás natural, que para o consumo de Portugal, dão pelo menos para 100 anos sem precisar de ninguém.

Isto é apenas a ponta do Iceberg que circula pela Internet, somando todos os recursos naturais, Portugal, na sua “dimensão vs potencial”, é possivelmente um dos países mais ricos da UE e é levado à ruína pelos seus governantes, que em vez de explorarem todos esses recursos de forma ordeira e sem interesses pessoais dos executores, ou nada fazem, ou praticamente os oferecem.

Se é bom português(a), partilhe por favor!

Fonte: Youtube

88 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    1. este mapa confunde a zona económica exclusiva com a extensão da plataforma continental proposta à ONU. A extensão permite apenas a Portugal regular o uso e exploração do solo e subsolo marinho, nada de muito excitante a não ser para os que ainda acreditam em perfurar a nossa mãe terra $$$… não tem impacto nenhum nas atividades de pesca por exemplo ou outras relativas a esse espaço marítimo. Na minha opinião acho uma pena que esta proposta seja usada para sustentar ideias nacionalistas bizarras de “fechar fronteiras” em vez de focar na nossa enorme responsabilidade comum.

      1. deves ser mais um africano com nacionalidade portuguesa nao? desde quando nacionalismo é sinonimo de mau? sem nacionalismo nao existia um portugal, nao teriamos expulsado os espanhois, arabes, nao seriamos um país.

  1. É muito triste e revoltante ler isso, mas, ao mesmo tempo vendo uma luz no fundo do tunel, no sentido dos governantes portugueses tomarem VERGONHA na cara e cuidarem com honradez, as riquezas do país, sem interesses pessoais e sem se espelhar no país mais CORRUPTO do mundo, o BRASIL do PT da Dilma e lula.

    1. Concordo… excepto que duvido (infelizmente) que o Brasil seja o pais mais corrupto do mundo. Infelizmente, ha pior.. bem pior. A Africa do Sul e o Zimbabwe sao excellentes (deprimentes!) exemplos.

      1. Portugal assassinou os índios invadindo o Brasil e roubando nossas riquezas. Exploraram este país até não poderem mais.

        1. Rodrigo,acho que você quer inverter os papeis,que “nosso” qual quê…o povo indigina é o indio todos os outros são penetras assim como você,o portugues não roubou coisa nenhuma,o Brasil sendo colonia é natural que se faça uso das riquezas,existem indios cultos ao lerem o que escreveu vão sentir pena da sua pessoa.

        2. rodrigo cala a boca macaco… voce envergonha os brasileiros rapaz…com esse complexo de vira lata, papo de vitimismo…vai pro boteco beber cachaça rapaz!

        3. Roubamos as vossas riquezas!!! Fizes-tes bem as contas? Queres faze-las? Olha é assim. Tinhas larajeiras ai ? claro que nao, e tambem nao pagaram, e continuam a explorar essa riqueza, tinhas açucar ? claro que nao tinhas, e também nao pagas-tes, outra grande industria. Tinhas café? claro que tinhas, tinhas gado bovino? claro que nao tinhas, tinhas gado cavalar ? claro que nao tinhas, nada disso foi pago. Chega o queres que continue!!! paga isso tudo e depois falamos . ciaozinho

        4. comentário triste,típico de quem pouco ou nada sabe sobre o assunto,e apenas aproveita para destilar o ódio que tem dentro de si. só vc mesmo saberá o porque..
          quando os portugueses chegaram ao que hoje é o brasil, encontraram uma terra de tamanho continental. nessa terra,praticamente nao existia gente,excetuando algumas tribos indigenas . tb nao posso precisar quantos,mas sabemos que nao seriam muitos. se comparados ao tamanho da terra,entao aí quase podemos dizer que nao tinha mesmo ninguem! quando chegas a um lugar de ninguem, é natural que queiras aproveitar alguma riqueza q possa existir. que farias tu no mesmo caso e tendo em conta que estavamos em 1500 dc, com o conhecimento que a humanidade tinha na epoca ? acho que nao existia ainda a onu nem convençao de genebra lol..se nao fosse de portugal,seria de espanha,holanda, etc etc ..fariam diferente? se calhar sim.para pior! cortez por ex,fez dos maiores genocídios da historia um pouco por toda a america latina, exceptuando precisamente o brasil..
          dizer que roubaram ate nao poderem mais,é outra heresia.. ainda hoje, e tendo o pais mais de 200 milhoes de habitantes,( na epoca nao teria 20) o brasil tem milhares de km2 que ainda ninguem sequer por la passou, quanto mais explorar-roubar as riquezas .. o que possam ter tirado, é verdade ,tb deixaram investidos em grandes cidades e toda uma organizaçao que proporcionou tornar-se no enorme e rico pais que se tornou..infelizmente ,talvez graças a pessoas com pensamentos parecidos com o seu,nao aproveitam tanto como deveriam e poderiam, pois os tais portugueses deixaram condiçoes para se tornar no melhor pais do mundo. pelo contrario,vejo é uns quantos brasileiros a destruir muito mais, e roubar mais ainda o seu proprio pais, e num mt curto espaço de tempo, e sem deixar nada de bom..esses é que deverias odiar

        5. AS RIQUEZAS NAO SAO TUAS. POR ISSO NAO DIGA AS NOSSAS RIQUEZAS. PORTUGAL FUNDOU O BRASIL . NEM OS INDIOS ESTAVAM ORGANISADOS COMO NACAO. PORTUGAL DELINEOU AS ATUAIS FRONTEIRAS DO BRASIL DEIXOU UMA LINGUA E UMA REFERENCIA CULTURAL.
          INFELIZMENTE MUITOS OUTROS POVOS EMIGRARAM PARA O BRASIL ENSINARAM A PESSOAS COM VC A PENSAR MAL DOS PORTUGUESES. ESPERO NAO VER NO MEU PAIS BRASILEIROS COMO VC. EU NAO SOU NACIONALISTA MAS NAO ADMITO A NINGUEM QUE PISE A HISTORIA DE PORTUGAL. A PROPOSITO VA VERFICAR SE NAO HA AMARICANOS CANADIANOS ESSES SIM A ROUBAR O VOSSO OURO.

    2. Conheces muito pouco do Brasil pra falar assimd e Lula e Dilma!!!! Nossomaior problema foi a colonização feita por um povo ladrão e corrupto, que roubou trilhoes de dolares em nossas riquezas…

      1. Então e depois de 500 anos continua a ter a mesma corrupção ? Acho estranho que faças um comentário destés ! Se conheceres a história Brasil só ficou a ganhar com isso .nos portugueses só ajudamos a levantar o país pk vocês para trabalhar não prestam só se for para fazerem festas e matarem uns aos outros ladroes são vocês.

        1. Ridícula a sua observação !!!!! Mais paciência …. vocês sabem perfeitamente bem que o Brasil e maravilhoso e que aqui mora uma comunidade de portugueses que saíram desse lixo que o seu país e vieram com imigrantes morar no Brasil e mais aqui pobre e pobre e rico e riquíssimo bem diferente do seu país pois a maioria não tem o que comer e financia carro casa para se bater de rico Acordaaa para a realidade do seu país que está de mal a pior lamento sorry

        2. Caso precise, mandaremos alguns bons livros, de autores renomados, brasileiros, sobre a história de Portugal por aqui. Parece-me que a moça anda a ler somente a coleção de romances do século XVIII, em que se romantizava até a degradação humana, o que Portugal bem soube fazer por aqui.
          Sempre que vou a Portugal, busco estar com portugueses que analisam a história de seu país sem arrefecimentos. E os aplaudo. Levantar o pais! Ora, que piadista! O Brasil e suas riquezas é que levantaram Portugal durante séculos. E bem pouco souberam investir tudo que daqui tiraram. Inclusive, pergunte-se de onde foi todo o dinheiro que reconstruiu Portugal após o sismo de 1755. 500 anos é tempo curto para curar feridas abertas por mais de 300 anos, moça! Veja que o próprio Portugal ainda vive com a cabeça centrada numa história de mais de 500 anos passados! Penso mesmo que os desinformados continuam a esperar por D. Sebastião…

        3. Se não fossem os portugueses o Brasil não existia com a dimensão que tem. Só a muita coragem e o muito sangue português derramado o permitiu….

        4. Vocês português foram um câncer para o Brasil. Um câncer maligno que mesmo arrancado, deixa vestígios, sequelas que não me arrisco em dizer que após aguns mil anos a frente, poderá ser curada. Vocês não trouxeram nada de edificante para o Brasil. A cultura pobre de vocês portugueses, só sabiam viver do comércio e com as riquezas da nossa terra. Os ingleses, que polinizou os EUA, colonizaram e levaram para os EUA uma cultura industrial, intelectual e de desenvolvimento. Me fala o que de bom vocês portugueses fizeram para o Brasil? Nada! Só saquearam, e mesmo assim decaíram… Só não foi pior por causa da UE que vocês fazem parte. Portugal é sustentado pela união européia. Resumindo, vocês não são nada. Depois que vocês deixaram o Brasil livre, o Brasil foi pra frente…. Desenvolveu. Apesar dos problemas com corrupção herdado de vocês, somos um país independente e que sobrevive com as suas próprias provisões. Ao contrário de vocês que mandam nas tetas da União européia.

      2. Aconselho a leitura dos volumes: A História Secreta do Brasil (por Gustavo Barroso). O sistema de educação do Brasil é uma anedota, manipula as pessoas. Não me admiro que alguns Brasileiros digam: Portugal roubou o ouro ao Brasil!!! Ai roubou, então porque é que empresas europeias e norte-americanas continuam a explorar os vossos recursos?? Não sejam incultos, investiguem!!!!

      3. santa burrice…dolares….?não teriam era riqueza se não fosse a colonização, depois é ele que será descendente do povo ladrão..O vosso maior problema é mesmo a falta de conhecimento, de educação, de civismo, de tudo o que pode definir uma cultura superior, o vosso maior problema são vocês mesmos

      4. E isso que os brasileiros aprendem na escola , a chamar ladroes aos Portugueses.
        uma vez mais comunico que o Brasil foi fundado pelos PORTUGUESES. Portanto era reconhecido pelo papa autoridade maxima , território do reino de Portugal. No que e hoje o Brasil, existiam comunidades indias que, não estavam organizadas como nacao- falavam diferentes dialetos e esta espalhados por todo território que hoje o brasil.
        Portugal criou as fronteiras existentes, deixou uma lingua uma referencia cultural e uma monarquia organizada que apos a saída dos portugueses foi derrubada em 1889 por um bando de mafiosos que esses sim roubam os brasileiros e ensinam nas escolas pessoas com vc. a pensar se o brasil esta como esta e culpa dos Portugueses. grande ignorancia historia. um pais cheio de bandidos mafiosos e gente ignorante. A PROPOSITO DO Brasil ser ocupado por ingleses holandeses , va observar o estado em que estão as eix colónias destes países , QUENIA ,AFRICA DO SUL, NIGERIA ,INDONESIA INDIA. MISÉRIA CHOCANTE, INEXISTENCIA DE CUIDADOS DE SAUDE E SALUBRIDADE. ANTES DE DIZER Q OS PORTUGUESES ROUBARAM NO BRASIL ESTUDE PECA AO EXCELENTE PROFESSOR DE HISTORIA Q VC DEVE TER NO BRASIL QUE LHE ENSINE CORRECTAMENTE PERCEBE, EM VEZ DE ESTAR A OFENDER O MEU PAIS.

    3. triste é ver que isto nunca se vai resolver, porque as pessoas não sabem o poder que teriam se soubessem unir, mas gostam é de falar mal umas das outras como se vê nestas respostas.
      andarem distraídos em lutas de esquerda vs direita, privado vs público, preto vs branco, irmão tuga vs irmão zuca, etc… é exactamente o que a elite corrupta quer.
      deixa-os andarem á bulha enquanto os f*d*mos da esquerda p a direita.

    4. Quem é você para dissertar a respeito de Política Brasileira ?
      Va estudar História antes de dizer asneiras a respeito de outras realidades que desconhece…

    5. Lembrando que Portugal foi o descobridor da população indígena na terra, óh, quer dizer, do Brasil….que hoje é um país com mais de 200 milhões de pessoas, e geograficamente 92 vezes maior que Portugal!
      Mas concordo plenamente, administrado ao longo de muitos anos por corruptos que roubam o país, a população! Lula, (seu partido, e aliados), formam a mair quadrilha de todos os tempos!

    6. O Brasil realmente está passando por uma situação lastimável de corrupção,muito bem exemplificado com Lula,(seu partido e todos seus aliados), Dilma e seu ex vice, hoje atual presidente Temer! Entretanto tenha a certeza que NÃO É o país mais corrupto do mundo! Brasil atualmente com uma população de mais de 200 milhões, geograficamente 92 x maior que Portugal, conseguirá um dia reduzir essa corrupção que massacra o país, exterminando essa política criminosa! É um país relativamente jovem, possuindo riquezas e condições de ser uma das maiores potências mundiais!

  2. A maior ZEE da Europa? A França tem a segunda maior do mundo… E de que é que me serve essas minas todas se não me dão rentabilidade?

    Sinceramente não entendo como é que Portugal podia isolar-se. Desde quando é que Portugal pode ser auto suficiente? Se Portugal fosse rico até podia investir nos terrenos que tem. Mas não é. E não é com os minérios que ira passar a ser, os outros países não têm interesse nenhum neles. Portugal não tem sequer industrias. Se forem feitos carros em Portugal, por exemplo, é para custarem tipo 50 000 euros quando lá fora com esse dinheiro dá para comprar carros topo de gama.
    Quem diz que vão ser empresas espanholas e alemãs a explorar o petróleo português está a ser extremamente imparcial. O autor deve certamente saber que a Galp foi concessionada para exploração. Além disso deve saber que é necessário estudos para saber se a exploração é ou não viável, até agora nada está seguro.

    1. A Galp não explora. Quem faz isso é a Petrogal, que vende o produto final à Galp. Mas como a própria Petrogal está em crise não conte com isso. Portugal não tem indústria? Teve a CUF que era a maior da peninsula ibérica, cujos edificios ainda existem. Você ao menos sabe para que serve o urânio, lítio e volfrâmio? Às vezes pesquisar antes de mandar abaixo evita que alguém o descredibilize, como eu estou a fazer agora.

      1. Amigo , se alguém roubou o Brasil , foi o seu avô , os meus antepassados nunca de cá saíram , além disso , creio saber, que é graças a um rei português que o Brasil permaneceu um só país e não se dividiu como os de língua castelhana

  3. Se repararem estamos a falar de atividades do sector primário ou secundário, quando na atualidade estamos num mundo terciarizado e estas atividades representam uma parcela muito pequena do PIB. Estarmos a fechar as fronteiras iria significar voltarmos a viver modo Salazar: da agricultura, da pesca e da indústria transformadora. Depois onde iríamos comprar os carros, os computadores e os telemóveis a que tanto estamos habituados? Portugal é um país cujo principal motor é o turismo neste momento, e fechar as fronteiras iria causar uma quebra enorme nesse sector e aí sim entrávamos em bancarrota.

  4. Portugal, com as riquezas obtidas de suas rentáveis colônias, principalmente do Brasil, deveria ter promovido sua revolução industrial. Optou por ser uma metrópole administradora de colônias essencialmente agrícolas para produção de matérias primas para potências europeias. uma falta de visão histórica imperdoável de seus monarcas, que se reflete hoje no pensar de portugueses que acreditam que Portugal teria uma posição de maior protagonismo no cenário mundial se decisões acertadas tivessem sido tomadas no passado. Quanto a matéria, nenhum país pode prescindir de se relacionar com o restante do mundo, numa economia globalizada.

    1. You idiot we had to pay England millions or billions in today’s money because napoleon and Spain invaded portugal and stole everything so shut the fuck up you people in Brazil been independent for almost 200 and use portugal as a excuse for the shit hole you have

  5. Acredito que Portugal o nosso maior mal é os nossos políticos, não passarem por dirigentes associativos em Instituições, sem fins lucrativas e lutando gratuitamente tentando angariar fundos para a sustentabilidade dessas instituições. Ou ter cursos de formação para serem políticos profissionais e responsáveis pondo o interesse do País acima dos interesses pessoais e partidários, mas isto só poderá acontecer se a nova geração seja mais responsável.

    1. Concordo plenamente consigo,o nosso maior mal é termos tido tantos políticos, a desgovernar o nosso lindo País.

      VIVA PORTUGAL

  6. Meus Senhores
    A ser vwrdade a nossa situaçaão é excelente.
    Eu se mandasse desde logo reanalizaria a questão da concessão da exploração petrolífera pois realmente me paeece desproporciobal o valor consegyido para o que conseguirão.
    Esta é a minha modesta opinião com base nos dados diaponiveis no artigo.
    Obrigado.

  7. E nessas horas que vejo que Salazar fez um estrago enorme na mente dos portugueses, o principal lema do salazarismo era “orgulhosamente sós”

  8. Este mapa confunde a zona económica exclusiva com a extensão da plataforma continental proposta à ONU. A extensão permite apenas a Portugal regular o uso e exploração do solo e subsolo marinho, nada de muito excitante a não ser para os que ainda acreditam em perfurar a nossa mãe terra $$$… não tem impacto nenhum nas atividades de pesca por exemplo ou outras relativas a esse espaço marítimo. Na minha opinião acho uma pena que esta proposta seja usada para sustentar ideias nacionalistas bizarras de “fechar fronteiras” em vez de focar na nossa enorme responsabilidade comum.

  9. Eu acredito no povo português! E não se pode fazer em tão pouco tempo aquilo que muitos em mais de um século o podiam ter feito.(a descolonização) com outras condições para os nativos e para nós (oportunidade perdida) e deixaram o nosso território ao Deus dará. Agora no enquadramento em que nos encontramos ( Membros efectivos da União Europeia ) Teremos que ter muito engenho e arte e muito trabalho para evoluir-mos . Não precisamos de fechar fronteiras! ( pelo contrário devemos cada vez mais comunicar com todo o mundo, pois é cada vez mais global) mas é nosso dever cuidar do nosso legado.que tem muitas possibilidades de ser alguém no contexto das nações lá isso tem! Mas temos muito que andar para aí chegar, acredito em nós, que, temos dado provas na nossa longa história que somos capazes de coisas formidáveis.

  10. Dá-me pena ler tantos ataques ao Brasil, um país que sempre mais ofereceu a Portugal. Inclusive na reconstrução pós terremoto, de onde toda a condição financeira para reerguer “o reino” foi do Brasil. Por cá temos bem outra opinião sobre o sr. Pombal.
    Dá-me pena porque passados os 500 anos ainda nos veem como o que de pior há e não olham o entorno de si, não veem que Portugal hoje é o quintal de países como a Alemanha, contra a qual não os vejo bater.
    Sou estudante da cultura portuguesa e sempre que vou a esse país, sou muito bem recebida. Assim como vejo serem bem tratados no Brasil os portugueses, principalmente os que vieram para cá na última década, em fuga do declínio econômico português.
    No tocante aos indígenas, a história revela que viviam muito bem por aqui e que não pediram para que lhes “erguessem o país”. Toda cultura muda, “evolui” como dizem os mais desavisados, e a cultura que aqui existia tenderia a isso, não seria necessário o palco sangrento montado por Portugal e Espanha e que dizimaram populações inteiras.
    Sim, passaram-se 500 anos e se falamos de portugueses e de sua corrupção por aqui, falamos de nós mesmos e é uma pena…quem sabe se tivessem deixado em paz o povo nativo destas terras e hoje não seríamos um povo sem as mazelas da corrupção (que não era natural do indígena) e da vergonha política que vivemos…não na era Lula e Dilma, mas na do sr. Temer. Que, aliás, é de descendência direta européia!
    É muito desamor nesses comentários em relação a um país que jamais lhes tirou o que quer que seja!
    Louvo os portugueses a quem tive a honra de conhecer e que se desdobram em educação, respeito e reconhecimento de que nenhuma colonização é pacífica. E quinhentos anos são pouco para curar as feridas aqui abertas, veja que o próprio Portugal ainda vive centrado em fases históricas bem, bem anteriores a 500 anos.

  11. Enquanto emigrante, sinto falta do meu pais. Das coisas boas como a comida, as pessoas, o patrimonio e muitas coisas mais. Revolta-me apenas que estejamos a ser governados por corruptos que na primeira hipotese, abrem as portas a outras nacoes da sua riqueza, em troca de meia duzia de tostoes para os salvarem apenas a eles e a suas familias da inorancia, da pobreza e da mediocridade. Esta tao implementado nas raizes que o que ‘e de fora ‘e melhor que se esquecem do lugar que ocupam no mundo, no planeta e no universo, enquando humanos!

  12. Antes da chegada dos portugueses ao continente sul-americano, o Brasil não existia como nação. Quando foram delimitados os limites do estado brasileiro, ele não era mais que a extensão do corpo e da alma lusitana por convicção e assumpção. Como podem fazer declarações como as que aqui estão postadas, que Portugal extorquiu?!… Extorquiu o quê?!..roubou-se a si próprio? É isso o que querem dizer?.mas não isso o que tem feito ao longo dos últimos 900 anos? Desde quando é que o simples povo beneficiou das riquezas do seu próprio país?…

  13. Portugal è tao rico que tem o salario minimo a 500 euros! e foi bater a porta da Europa em 1981para ajudas! pensar antes de falar e escrever stupideses!

    1. Tanto comentário e tanta disputa ou contar de espingardas entre Portugal/Brasil no seguimento de uma notícia com algumas afirmações não provadas.

      Mas sobre esta disputa seria bom que alguns comentários fossem fundamentados historicamente.
      A colonização portuguesa não foi de 500 anos. Vejamos os factos:
      – “Embora os portugueses tenham chegado ao Brasil em 1500, o processo de colonização do nosso país teve início somente em 1530. Assim, chegou ao Brasil a expedição chefiada por Martim Afonso de Souza com as funções de estabelecer núcleos de povoamento no litoral, explorar metais preciosos e proteger o território de invasores. Teve início assim a efetiva colonização do Brasil. http://www.historiadobrasil.net/resumos/colonizacao_brasil.htm.

      – 50 anos depois (1580) Portugal perde a sua soberania para a Espanha retomando-a 60 anos depois, (1640)
      – Desde aquele ano e até 1808 (chegada da família real) o Brasil é colónia de Portugal – 168 anos.
      – Nesta altura da-se um facto curioso – Portugal era colónia do Brasil pois que a capital do reino era o Rio de Janeiro.
      – A entidade legalmente conhecida como Reino do Brasil foi criado por Lei pelo Príncipe Regente D. João de Portugal, Príncipe do Brasil e Duque de Bragança em nome de sua mãe, a Rainha Dª Maria I de Portugal, em 16 de Dezembro de 1815, a qual elevou o Estado do Brasil ao rank de Reino Unido ao Reino de Portugal.

      Por Real-Decreto expedido em 22 de Abril de 1821, frente a sua partida do Brasil para Portugal, o Rei Dom João delegou ao seu primogênito e herdeiro, o Príncipe Dom Pedro de Alcântara, como Regente do Reino do Brasil, com poderes para exonerar o “governo geral e toda a administração do Reino do Brasil”, ou seja, conferindo ao Reino do Brasil uma administração descentralizada no Reino Unido.
      – Como sabem a independencia do Brasil da-se em 1822.

      Fazendo contas…..
      O Brasil foi colónia do reino de Portugal por apenas 218 anos……..

      E para terminar…..alguem sabe o que quer dizer os “quintos do Inferno”?
      Pois bem….
      “O termo tem sua origem no período colonial do Brasil e diz respeito à cobrança de impostos por Império Português. O quinto correspondia a 20% da produção de ouro da colônia.

      Afirma-se que o termo era dirigido aos cobradores de impostos, que ao exigir o quinto ouviam algo como “Vá buscar o quinto nos infernos!”

      A coroa portuguesa apenas cobrou 20% do ouro explorado no Brasil……

  14. Deuses, os brasileiros são isuportaveis. Têm um complexo de inferioridade maior do que sei la o que, SONHAM em ser europeus, algo que nunca serao, mesmo alguns tendo ‘descendencia’ europeia. Somos tão diferentes e eles ainda acham que herdaram alguma coisa de nós, Brasil é dos países com mais criminalidade do mundo, Portugal o 5º país mais seguro do mundo. E agora com a crise economica estao todos fugindo para a Europa, preferem portugal mesmo sendo o salario portugues uma miseria. N há paciencia.

  15. Quem escreveu este artigo,original foi eu.(el manu).!!!!! a 6 anos atraz……!
    e para os (bastardos) do territorio brasileiro..so lhes digo uma coisa..estudem a historia primaria de Portugal e Brasil…e nao a historia criada por (bastardos traidores) que com a influencia da maconaria Francesa..e a inglesa(rito escoces)…criaram esta mentira monumental acerca de Portugal..
    .vos (bastardos) nao sabem..que enquanto o territorio brasileiro (nao colonia..Portugal nao tinha colonias..tinha territorio ultramarinos…..nunca fomos Parasitas,para termos colonias…!!!) era governado pela coroa Portuguesa,era o 4 territorio mais rico do mundo…mais que os Estados Unidos..!
    e o Brasil,continua com esta decadencia,porque continua sendo comandada pelos ingleses e franceses……..o BRASIL sera grande outra vez…quando deixar de ser Bastardo…e reconhecer seu Pai…Portugal!!!!

    1. Se a ignorância fosse música; muitos destes papagaios que se dizem brasileiros sei o ser, seriam uns extraordinários maestros!
      Se conhecessem a histórica realidade dos grandes Portugueses de então,( a esses grandes Homens deveriam reconhecer) que a Eles devem o facto de hoje se poderem orgulhar dizendo:
      « Eu sou Brasileiro!»

      Mais:Essas actitudes cheiram a mediocridade!? Cheiram a um grande complexo de inferioridade. Trabalhem e deixem-se de carnavais.

      – Complexo evidentíssimo de inferioridade!

  16. O idiota vcs são milhores de que africanos
    Vcs são sego de olhos verde,dizendo que e algum africano com nacionalidade potuguesa,

  17. E triste e de ma fe so falar do mau e nao do bem que Portugal fez para que o Brazil seja a grande Nacao que e’. Na minha opiniao a rezpublica abandalhou tudo,deixou de haver ordem,disciplina,que a monarquia impunha, ate’ porque os nossos reis na epoca comessavam a ter disciplina e cultura. A rezpublica foi ai e no continente a bandalheira total e a luta ate por vezes assassina pela corrida ao poder, sem educacao e respeito pelo proximo. Todos queriam ser iguais por fora sem alteracoes no coracao e na humildade coracoes corruptos no que leva o povo aos guetos, droga,roubo, assassinio, etc.A corrupcao e’ fruto da subida muito rapida no seio das familias sem preparacao civica e humanitaria que eleva a ganancia desmedida. Diz se ” nao sirvas a quem serviu e pessas a quem pediu.” os quem vem da “fossa” sao os piores, quando tiras o passaro da gaiola,nao mais o ves, a sua inesperiencia leva-o ate a morte prematura, e locais perigosos. Nao conheco o grande Brezil mas gostaria imenso….pelas paizagens e pelas mulheres…. Resentimentos nao tenho, nao eu nem minha familia, alguma algures nessas terras, o meu ovo materno o poeta ” joao verde” no seu livro ares da raya, chorou muitas vezes os Portugueses bons e trabalhadores que tinhamos, que abandonavam as nossas terras produtivas para seguir rumo ao Brazil…. Gente que tanto necessitava mos, terras aqui no lugar campos que hoje sao monte. Dizia ele: primeiro do que a minha nacao sou da terra em que nasci. O primeiro regionalista Portugues.

  18. Vale a pena citar que é, também, o país que tem uma das maiores reservas de corruptos se não do mundo pelo menos da Europa !!!

Send this to a friend