Porque não deves tomar banho todos os dias!


Há muito tempo atrás, o acesso à água e à higiene básica não era tão importante quanto hoje.

A maioria das sociedades antigas limitava-se a ficar de pé na chuva ou a se banhar em riachos diariamente para se livrar da poeira e da sujidade que se acumulavam na pele.

Eles usavam uma mistura semelhante a um sabão uma vez por semana. Alguns, como os gregos e romanos, nem usavam sabão.

Em vez disso, espalhavam óleo sobre a pele depois do banho para prender a sujidade e depois raspar com um pequeno instrumento.

Hoje em dia, no entanto, uma grande ênfase é colocada no hábito de tomar banho todos os dias, mas na verdade isso pode estar fazendo mais mal do que bem. Considere estes 4 exemplos:

É um desperdício de água

Cada minuto de um chuveiro ligado gasta cerca de 2,5 litros de água, e deixamos a água correndo mesmo quando não estamos usando.

Então, quando tomamos banho todos os dias, estamos desperdiçando enormes quantidades de água desnecessariamente. Os banhos de banheira são ainda piores e usam o dobro de água do chuveiro.

Deixa a pele e cabelo secos

Não importa se estamos a falar sobre o cabelo ou a pele. Tomar banho com muita frequência pode secar o cabelo e a pele.

Nós nos lavamos para tirar o óleo natural que a pele produz, para evitar que ela se acumule e cause cheiros desagradáveis.

Mas quando fazemos isso todos os dias, nosso corpo não consegue acompanhar a produção de óleo, e a nossa pele pode ficar seca e quase escamosa.

Tente não tomar banho com água quente e hidrate-se sempre para minimizar este problema.

Assim como a pele, os cabelos e unhas produzem óleos naturais, e por causa disso a lavagem excessiva, especialmente com água quente, pode danificá-los severamente.

O cabelo fica seco e as unhas começam a lascar e rachar. O ideal é tomar banho duas a três vezes por semana.

O banho lava todas as bactérias (boas e ruins)

Quando toma banho, todas as bactérias estão sendo lavadas, dessa forma o sistema imunológico corre um sério risco, pois não têm nada para protegê-lo. Além disso, tem uma chance maior de obter espinhas, e ninguém quer isso.

Não precisa de tantos banhos quanto pensa

Se és um atleta ou o trabalho exige actividade física extenuante, provavelmente é melhor tomar banho com mais frequência (mas sempre preste atenção à temperatura da água).

Se não, apenas preste atenção a certas áreas, como abaixo dos braços e na região da virilha.

Comentários

Artigos Relacionados: