Os 6 perigosos sinais de trombose que quase todos ignoram! Conhecê-los pode salvar vidas!


2 minutos de leitura que podem um dia salvar-te a ti e à tua família! Conhecer estes sinais é muito importante! Pode fazer toda a diferença entre o melhor e o pior…

As plaquetas salvam as nossas vidas quase todos os dias. Elas são precisamente responsáveis por impedirem o sangramento de uma pequena ferida. As plaquetas aglomeram-se e bloqueiam feridas e arranhões. Mas, às vezes, os coágulos sanguíneos acontecem onde não deveriam acontecer. E isso pode ser bem perigoso, especialmente se eles se formarem em veias mais profundas próximas aos músculos…

Esse tipo de coágulo sanguíneo é conhecido como trombose venosa profunda. Ela impede o sangue de fluir. E pode ser bem pior, quando o coágulo que está a ser removido do seu local de formação é levado juntamente com o sangue para os pulmões, por exemplo. Essa condição perigosa é conhecida como embolismo pulmonar. Um coágulo sanguíneo nos pulmões impede que eles consigam o oxigénio necessário. Geralmente, esta condição tem um final fatal. Por isso, é importante conhecer todos os sintomas e agir de prontidão..

Para algumas pessoas existe um risco maior de formação de coágulos sanguíneos. Eles podem ser desencadeados por:

  • Vida sedentária

Ele pode ser causado por uma doença que faça passar muito tempo deitada na cama, por trabalho sedentário ou por viagens/voos muito longos. De acordo com as estatísticas internacionais, uma pessoa morre por hora em diferentes aeroportos no mundo inteiro…

  • Hormonas

Em geral, as mulheres têm cerca de 5–6 vezes mais probabilidade de sofrerem de coágulo sanguíneo. Isso deve-se ao desenvolvimento da hormona feminina — o estrogénio. O risco aumenta durante a gravidez ou durante o uso de contraceptivos hormonais.

  • Obesidade

O sobrepeso e a obesidade aumentam em 5 vezes as hipóteses de se ter trombose!

Geralmente, os coágulos sanguíneos formam-se nos membros inferiores. Uma trombose diagnosticada precocemente pode salvar a vida de uma pessoa!

Agora isto é com o que se deveria realmente preocupar:

1. Inchaço de um membro

Um braço ou uma perna inchados é o motivo mais comum de trombose venosa profunda. O coágulo sanguíneoa bloqueia o fluxo do sangue, os vasos se dilatam e o inchaço acontece. Claro, que os membros podem inchar devido a alguma imobilidade temporária, por exemplo: durante viagens de avião ou de autocarro. Mas se o inchaço aumenta rapidamente e é acompanhado de dor, isso pode ser um sintoma bastante perigoso.

2. Dor no braço ou na perna

Em geral, a dor que acompanha a trombose venosa profunda é combinada com outros sintomas, tais como: inchaço ou vermelhidão. Mas às vezes, pode apresentar-se por si só. Infelizmente, a dor causada pelo coágulo sanguíneo é normalmente confundida com dor muscular ou com uma cãimbra. O dor da trombose acontece quando se caminha ou quando se levanta o membro.

3. Listas vermelhas na pele

Toda a gente sabe que um hematoma é um coágulo sanguíneo subcutâneo. Mas aqui deve se preocupar com algo mais: quando vê uma mudança na cor de sua pele que se parece com um longo hematoma ou com listas vermelhas ao longo do comprimento das suas veias. Também pode sentir que o membro está muito quente ao tocar.

4. Dor no peito

A dor no peito, que normalmente é confundida com ataque cardíaco, pode ser um sintoma de embolismo pulmonar. Esses sintomas são realmente muito parecidos. A única diferença é que no tromboembolismo pulmonar, a dor é mais aguda e penetrante, e normalmente aumenta quando se respira profundamente. Mas durante o ataque cardíaco, a dor passa para os ombros, para o pescoço e para a mandíbula. Em qualquer caso, se tiver algum desses sintomas, deve chamar uma ambulância, imediatamente!

5. Falta de ar e palpitações do coração

Um coágulo sanguíneo nos pulmões diminui o suprimento de oxigénio ao corpo, e o coração tenta compensar essa falta de oxigénio. O coração começa a bater mais rapidamente. De repente, você sente vertigens, falta de oxigénio e palpitações do coração… Precisa procurar assistência médica imediatamente!

6. Tosse sem causa

Se além de todos esses sintomas, tiver tosse, isso pode ser um sinal de embolismo pulmonar. Se tem uma tosse seca, às vezes, com sangue, então deve preocupar-se!

Cuide-se e cuide das pessoas queridas, e partilhe este artigo! Esperemos que esta informação possa salvar a vida de alguém!


Segue-nos no Facebook:




Vais Gostar De Ver: