O texto emocionante de despedida a Pedro Lima: “Às vezes, a família, o amor, o sucesso, os amigos estão lá. Mas não estão.”


“Como está a nossa cabeça? Como podemos lidar com os fantasmas que vamos criando na nossa mente?”

Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente na empresa Câmara Municipal de Albufeira, partilhou no seu perfil pessoal do facebook um texto dedicado à morte de Pedro Lima.

A publicação, que entretanto ficou viral, conta já com mais de 12 mil reações e cinco mil partilhas, vale a pena ler e refletir.

“Não faço puto ideia dos papéis do Pedro Lima nas telenovelas. Sei que foi nadador olímpico e agora ator. Mas arrepia-me esta história.

Um tipo levanta-se de madrugada, sai de casa e deixa a companheira de 20 anos e os cinco filhos. Vai à praia. Provavelmente respira fundo. Olha o mar e o nascer do sol. Sente o peso da atitude que vai tomar. Mas decide tomá-la. Agride-se. Aplica golpes na carótida até deixar de sentir e de pensar. Fica tudo para trás. A carreira, as entrevistas, a fama, o glamour. A família, os filhos, os amigos. A infância. As memórias. A esperança no futuro. Acaba tudo. É o fim.

Como está a nossa cabeça? Como podemos lidar com os fantasmas que vamos criando na nossa mente? Sobretudo a minha geração, criada na liberdade plena mas que agora, sendo adulta, sente uma clausura com a qual não sabe lidar? Estará o inimaginável cada vez mais presente? A pressão do trabalho, do sucesso, de pagar as contas, dos miúdos, a incerteza… A pressão.

Olho para o Pedro, vejo e identifico-me com muitas destas questões, mais ainda nos tempos que correm. Às vezes, a família, o amor, o sucesso, os amigos estão lá. Mas não estão. Temos por isso de enfatizar a necessidade de tratar a nossa saúde mental. Mais do que nunca, é preciso que os profissionais ligados a esta área estejam mais presentes nas nossas vidas. E sejam mais valorizados. Sem rodeios nem vergonhas. Caso contrário haverá mais Pedros. Muitos mais. DEP Pedro.

#saudemental”

Não faço puto ideia dos papéis do Pedro Lima nas telenovelas. Sei que foi nadador olímpico e agora ator. Mas arrepia-me…

Publicado por Paulo Dias em Sábado, 20 de junho de 2020

 


0 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Send this to a friend