O que é importante saber para enfrentar o aumento das temperaturas!

Como muitos sabem, o sol é um aliado fundamental da saúde, pois desencadeia uma série de mecanismos benéficos, tanto mental quanto fisicamente. Como acontece para todas as outras coisas, porém, ele também pode ser prejudicial quando nos abandonamos a exposições exageradas e sem precauções.

Em particular, queremos falar sobre duas consequências comuns da chegada do verão: a insolação e a diminuição da pressão.

Golpe de calor ou insolação

O golpe de calor é um fenómeno não diretamente ligado à exposição solar, mas ao calor por ele gerado. Esse último, combinado com a humidade, testa a capacidade de refrigeração do corpo através do suor. Se a termorregulação não funcionar por muito tempo, os sintomas típicos começam a aparecer: respiração ofegante, pele muito quente, confusão mental (mesmo grave) e dor de cabeça.

A insolação está diretamente ligada à exposição à luz do sol e afeta mais a pele. É um risco especialmente para pessoas de pele clara, mas em geral todos devem prestar atenção. Os sintomas incluem: vermelhidão da pele e dos olhos, suor excessivo, náusea, confusão mental e tontura.

Em ambos os casos, a primeira coisa a fazer é levar a pessoa a um lugar fresco e sombreado, fazê-la deitar-se e levantar as pernas. Abra as roupas para ajudar a resfriar o corpo, continuando com uma esponja com água, especialmente nos punhos, virilha e axilas. Dê-lhe água fresca para beber e, se os sintomas persistirem ou se ela estiver em risco (uma pessoa idosa, uma criança ou uma pessoa em condições particulares de saúde), peça ajuda imediatamente.

Queda da pressão

Outra consequência do calor é a redução da pressão (menos de 90/60), o que leva a tonturas, estados de fraqueza e, em alguns casos, desmaios. Para evitar isso, a nutrição também é útil para restaurar os níveis de açúcar e sais no sangue.

Entre os alimentos mais eficazes encontramos alcaçuz (estamos falando de raiz pura ou alcaçuz, evitar doces de alto teor calórico!): é excelente para aumentar a pressão arterial, e você pode mastigá-lo quando você se sentir para baixo. Gengibre e banana também são excelentes aliados, pois são ricos em sais minerais.

Precauções gerais

Em geral, seja qual for o problema, as precauções a serem tomadas são semelhantes: evitar a exposição à luz solar das 11h às 17h, não fazer exercícios, comer alimentos leves, ricos em líquidos, preferir roupas respiráveis e leves, ventilar os ambientes (interior de carro, escritório, casa) e acima de tudo, sempre ter água com você, para beber muita água durante o dia.

Lembre-se também que crianças e animais não devem ser deixados no carro nem por um minuto.