Novas regras nas inspeções de veículos – veículos podem chumbar por falta de limpeza


Entraram em vigor as regras na inspeção de veículos, as novas regras já foram publicadas em Diário da República, no passado mês de julho.

Algumas alterações que podem motivar o chumbo dos veículos, entre elas a mais falada: a reprovação pela sujidade. A partir de agora, um carro demasiado sujo pode ser reprovado na inspeção. Isso porque a sujidade pode dificultar a inspeção. “Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado”, destaca o IMT, de acordo com a nova portaria.

Não se ficam por aqui, no entanto, as mudanças. Outra alteração que entra já em vigor tem a ver com um maior controlo dos quilómetros, a exemplo do que já se verificava em alguns países europeus.

Então, uma das verificações que se torna obrigatória é a fiscalização do conta-quilómetros. Portanto, cabe ao revisor anotar o número de quilómetros, para que fique o registo para a inspeção seguinte. Nesse momento, será fiscalizada a eventual irregularidade.

A manipulação do conta-quilómetros é muito frequente nos carros usados, que se destinam à venda, de modo a que pareça ter menos quilómetros percorridos do que têm na realidade. Por isso, a importância desta fiscalização, para que na inspeção o carro não tenha menos quilómetros do que na vez anterior, como já teria acontecido em vários casos, de acordo com o IMT.

Relacionados:

0 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Send this to a friend