Mais 10 belos lugares abandonados de Portugal! (2º edição)


Como reparámos que os nossos seguidores gostaram do nosso artigo lançado recentemente Os 10 mais belos lugares abandonados de Portugal!, decidimos procurar mais fundo e encontrámos mais 10 belos lugares abandonados de Portugal.
Este artigo traz-nos imagens de mais 10 edifícios emblemáticos e maravilhosos que vos vão fascinar.
Quantos mais lugares deste género não devem haver por Portugal, perdidos no esquecimento…
1. Casa dos Ingleses – Moitalugares_abandonados_portugal_2_1Uma linda casa agrícola com capela e praia privativa, que pertenceu a uma família inglesa. Hoje está completamente abandonada.
2. Chalet da Condessa d´Edla (restaurado) – Sintralugares_abandonados_portugal_2_2Depois de restauradalugares_abandonados_portugal_2_3Este maravilhoso Chalet foi mandado construir no ano de 1864 pelo rei D. Fernando II (também responsável pela reconstrução do maravilhoso Palácio da Pena) e a sua segunda esposa, Elise Hensler – Condessa d’Edla.
O edifício encontrava-se num elevado estado de degradação quando em 2007 se iniciaram as obras de reabilitação.
3.Quinta do Montado – Quinta de Marques Gomes – Canidelolugares_abandonados_portugal_2_4Esta maravilhosa quinta foi propriedade do empresário Manuel Marques Gomes. Este homem, natural de Canidelo, foi benemérito de várias instituições e o responsável por várias obras de interesse público.
A quinta do Montado, também conhecida como quinta de Marques Gomes encontra-se hoje completamente abandonada.
4.Casa da Praça – Frazãolugares_abandonados_portugal_2_5Esta é mais uma obra maravilhosa e de grande interessa do ponto de vista arquitectónico. Esta casa pertenceu à família Alves Barbosa e infelizmente encontra-se hoje como se pode ver na imagem a baixo.
5.Casal do Passal – Cabanas de Viriatolugares_abandonados_portugal_2_6A Casa do Passal é bastante famosa não só pelo facto de estar abandonada mas por ter sido a casa do ilustre Aristides de Sousa Mendes, diplomata português que durante a II Guerra Mundial salvou mais de 30.000 vidas da perseguição Nazi (considerada como a maior acção de salvamento empreendida por uma pessoa individual).
Noticias recentes falam no projecto de restauração desta casa.
6. Casa do Relógio – Portolugares_abandonados_portugal_2_7A Casa do Relógio é também conhecida por casa Manuelina, esta encontra-se situada na foz do Douro, no Porto. Mandada construir pelo republicano Arthur Jorge Guimarães e sua esposa, hoje encontra-se abandonada como pode ver na imagem.
7. Convento Nossa Senhora do Desterro – Monchiquelugares_abandonados_portugal_2_8Este Convento, situado em Monchique, foi fundando em 1631 por Pero da Silva. Hoje encontra-se em ruínas.
8. Convento Santa Clara -Vila do Condelugares_abandonados_portugal_2_9Este maravilhoso e enorme convento foi fundado por iniciativa de D. Afonso Sanches. Na sua igreja encontram-se ainda os túmulos de Beatriz de Portugal, filha do beato Nuno Álvares Pereira, dos Condes de Cantanhede e os dos fundadores.
Em tempos foi um convento feminino, hoje é apenas um gigante edifício abandonado com perspectivas de ser restaurada para se tornar numa pousada.
9. Palácio Fonte da Pipa – Loulélugares_abandonados_portugal_2_10Quando se fala no palácio Fonte de Pipa as histórias de assombrações são frequentes. Este lindo palácio foi mandado construir por Marçal Pacheco, irmão de Duarte Pacheco com a finalidade de receber o Rei D. Carlos quando este visitou o Algarve. No entanto, D. Carlos optou por se alojar num outro palacete da zona. Baptizado de Quinta da Esperança, este palácio sempre foi conhecido por Fonte da Pipa, pois neste local existia uma fonte com esse nome.
10.Restaurante Panorâmico – Monsantolugares_abandonados_portugal_2_11Este restaurante panorâmico foi construído na década dos anos 60. Entretanto já foi escritório, discoteca, bingo, armazém, até que se tornou em mais um edifício abandonado.
Relacionados:

0 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Send this to a friend