Imagens raras nunca antes vistas da construção da Ponte 25 de Abril apareceram na internet!


A ponte sobre o Rio Tejo que inicialmente tinha o nome de Ponte Salazar, e que depois do 25 de Abril teve o seu nome alterado para Ponte 25 de Abril, foi uma das maiores obras de sempre no nosso Portugal. Miguel Pais foi quem lançou a ideia em 1876, mas só quase um século depois é que a mesma viria a ficar finalizada.

Tendo começado a ser construída em 1962 e terminada em 1966, mais precisamente no dia 6 de Agosto de 1966 quando foi inaugurada, foi uma das poucas obras no nosso país desde então que foi projectada e construída, sem que houvessem derrapagens no orçamento. Foi uma obra feita há quase meio século, mas feita com pés e cabeça, note-se por exemplo que só várias décadas após a construção é que foi implementada a circulação de comboios, mas a ponte já estava preparada para isso. Se fosse actualmente mandava-se abaixo e construía-se outra…

No ano em que comemora meio século, e a 3 meses disso acontecer, deixamos aqui uma série de imagens da sua construção, assim como um documentário que explica a história completa desta ponte, uma obra-prima da engenharia no seu tempo.

Aqui está também um vídeo que explica a sua história completa:


48 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Não enganem e desrespeitem a história ! Mais grave foi terem convidado um indiciado pela prática de crimes contra a nação e ele ter aceite , para a a inauguração de uma obra !! FICARIA AINDA ASSIM MELHOR ” PONTE DO POVO” !! 25 de abril foi uma revolução militar e nada condiz com a grandiosa e útil obra que o um dos maiores estadistas do mundo mandou construir com uma visão de futuro !!

    1. Ponte do POVO ? porquê se o verdadeiro nome da ponte e o que consta no registo de obras públicas é de PONTE SOBRE O RIO TEJO
      e por mais voltas que sejam dadas, nem o de ponte Salazar nem ponte 25 de Abril, nada disso está correto.

      1. O sr. está enganado, este projeto, tem dezenas de anos, nada tem a ver com o estadista que por acaso era primeiro e a mandou construir, só não foi construída antes por falta de capital.

    2. Ó Ricardo, fiquei confusa…, quem foi o malandro convidado para a sua inauguração e não o merecia?
      O 25 de Abril, é uma data de perfídia! Há que ter respeito pela memória dos que morreram devido às criminosas descolonizações e vítimas dos terroristas das FP 25 de Abril (data associada a terrorismo, faz sentido!).
      Como disse em 1975 o embaixador inglês: o Prof. Oliveira Salazar foi um homem demasiado grande para um povo tão pequeno!

  2. Nos anos de 1963 e de 1965, durante as épocas dos exames, ou seja, aí por junho/julho, acompanhei alguns trechos da construção desta ponte quer enquanto me deslocava através do Bairro de Alcântara quer estando já no Alto de Santo Amaro, mais concretamente, no Liceu Dom João de Castro aonde me desloquei, indo do Cadaval, para fazer exames.

  3. Como diz em cima e ficaria melhor e mais bem classificada .- se – em vez de lhe trocarem o nome ( que estava muito bem ) lhe dessem o nome de ” PONTE DO POVO” assim não traiam o verdadeiro nome que lhe foi dado após a sua inauguração e que foi feita no governo de Salazar .— Ponte 25 de Abril – PORQUÊ ? qual a razão dessa troca tão infeliz. o que teve o 25 de Abril a ver com a célebre ponte concluída no governo de Salazar, só porque tinha o nome dele ? É triste , mas não há outro remédio senão conformarmos-nos com estas ideias tão polémicas e sem sentido.

    25 de Abril apenas significa a guerrilha portuguesa em querem destronar o governo e nada mais.

    1. Anónimo Depois de ler algumas como direi palermices do que aqui deixam percebe-se esta gente que dá entender que desejava o regresso de Salazar não viveu no tempo em que ele governava. Senão vejamos: Contavam-se pelos dedos de uma só mão os jovens que casavam e iam viver em casa sua,recorriam a um quarto onde por vezs já viviam outros casais quem era que tinha carro, quem é que tnha televisão, quem que tinha frigorifico meus amigos fiquem calados que nesta situação dizem mais do que falando do que desconheceram

      1. A ignorância é atrevida! O que refere, são excepções…, hoje, são o habitual, graças ao sucesso deste regime, provado pelo enorme endividamento, o viver de euro-esmolas e elevada corrupção. Admito que haja quem prefira!

  4. Ja estive mais mas agora nao estou muito preocupado com o nome da ponte. A historia vai dar razao a Salazar e o seu nome original vai ser reposto.

    Dentro de poucos anos a corja de bandidos que nos governa desde o fatidico 25 de Abril de 74 nao vai ter mais o que roubar e entao todos vao gritar para que apareca outro Salazar.

    A obra foi terminada sem derrapagens. Longe vai o tempo e muitos bilioes, muitos diamantes e muito marfim roubados e contrabandeados pela corja do pos 25 de Abril em avioes acidentados com pessoas de interesse la dentro. A corja do pos 25 de Abril uniu-se com a corja de ladroes europeia para criarem a Comunidade de Ladroes Europeia. E os portugueses continuam a enfiar a cabeca na areia… ate um dia.

  5. Não vamos discutir o nome que a ponte deveria ter, mas posso dar uma sugestão: Ponte sobre o rio Tejo.
    Também não entendo porque se insiste em recordar velhos tempos. Ou as pessoas que os recordam fazem parte dos beneficiados do regime e nunca passaram as privações (de todo o género) que a maior parte do povo passou, ou então não vos entendo mesmo….. Acham que é melhor regressarmos ao “Orgulhosamente Sós”?????? Acham que tosdos eram assim tão honestos????? Então não sei porque é que tudo em Portugal pertencia a meia dúzia de famílias…..
    Sabem porque é que as fotos de excesso de velocidade passaram a ser tiradas com o motorista de costas???? Porque a esposa de um ministro foi apanhada com o seu amante em excesso de velocidade….. E estávemos antes do 25 de Abril de 1974…..
    Também antes do 25 de Abril de 1974 morreu um homem ao ser arrastado por um carro ocupado por estudantes….. Nunca foram condenados. Sabem porquê???? Porque um deles era filho de um ministro…..
    Como podem ver também antes do 25 de Abril havia o compadrio……. e não era pouco…….
    Podia dar-vos ainda mais casos…….
    Felizmente vivi numa época rica em acontecimentos marcantes……
    E já agora acrescento que não fui das pessoas que mais sentiu na pele todas as dificuldades antes do 25 de Abril…….

    1. orgulhosamente sos e a palavra correta,era melhor pertencermos a meia duzia de familias portuguesas ???? sim claro que era.Hoje nao temos nada, nada nos pertence, e aquilo que ainda temos esta tudo hipotecado.Havia seguranca podias andar na rua de dia de noite a que hora te apetecesse , isso se chama liberdade?

    2. Concordo, em absoluto, com o seu comentário. Nasci em 1943, era nascido no tempo de algumas dessas dessas verdades que publica. Já agora; e aquela “homenagem das mães portuguesas” ao ditador, pela paz no País, quando nas masmorras eram torturados e morriam assassinados muitos dos seus opositores, bem como, na Guerra do Ultramar, morriam portugueses, o triste saldo final é de cerca de dez mil, muitos restos mortais dos que deram a vida Ao Serviço da Pátria, ainda estão por repatriar.

      1. Os revolucionàrios encheram-se com o OURO das reservas do Banco de Portugal,uma das maiores ! Os Soares e Cavacos encheram-se e viveram e outros vivem como reis,o que Salazar nunca fez !O Marcelo Caetano estava a mudra Portugal progressivamente, mas alguns saloios quiseram o podêr! “O povo Unido,jamais sera vencido “: O Socrates farta-se de rir com isso ,e o Ricciadi e Ricardo Salgado,IDEM DITO ! Ninguèm diz nada, e a MAMA CONTINUA< em nome da DEMOCRACIA!

    3. antes do 25 de abril não havia radares e muito menos se tirava fotos aos carros por excesso de velocidade vá se informar primeiro antes de fazr acosações

    4. Ana…, tanta fantasia, leva-me a pensar que ainda és jovem e formataram o teu pensamento.
      O Estado Novo, foi um dos poucos, mas gloriosos períodos da nossa já longa História! Teve erros…, concerteza que sim, pois toda a obra humana, os tem. Contudo, distingue-se essencialmente pelo muito bem que fez aos Portugueses, contrariamente a este regime, que vive de fomentar o ódio, o endividamento, a criminalidade, a promiscuidade partidos-empresários/banqueiros, o viver de euro-esmolas, elevada criminalidade e imposição de leis e mais leis asfixiantes…, ou negas?
      Sabias que em 1926, Portugal estava muito endividado, 70% dos portugueses eram analfabetos e a taxa de mortalidade infantil estava próxima de 400 por mil? Ao invés, em 1974, quase não havia dívida externa, o analfabetismo era de 26,6% e a taxa de mortalidade infantil baixou para uns 30 por mil. O que significam estas diferenças, entre muitas outras?

  6. Também antes do 25 de Abril de 1974 morreu um homem ao ser arrastado por um carro ocupado por estudantes….. Nunca foram condenados. Sabem porquê???? Porque um deles era filho de um ministro….., diz a comentadora Ana Moreira. Muito bem. é altamente reprovável.
    Mas o que aconteceu depois do 25 de Abril, que todos apoiam com o caso de Camarate, não foi muito pior?
    Já tem falo que foram assassinado o Primeiro Ministro de Portugal e Ministro da Defesa, entre outros, mas foram várias pessoas assassinadas que ficaram impunes, só porque os mandantes do assassinato eram políticos pós 25 de Abril. isso não conta, Ana Moreira?
    Essa corja de políticos pós 25 de Abril, corromperem Polícia, Juízes, Procurador-Geral da República, Procurados Adjuntos, Comunicação Social e muitos mais. É isto a justiça que nos trouxe o 25 de Abril?
    Já não falo do que se está a passar agora com o saque que muitos políticos nos estão a fazer e nós impavidos e serenos a aplaudi-los.
    Isto é que é democracia? Isto é que é bom para os Portugueses???
    Eu vivi a minha juventude durante o Governo de Salazar e nunca senti qualquer problema e fui muitíssimo Feliz.
    Ou adepto da Liberdade, mas uma liberdade honesta
    A liberdade em que vivemos é uma liberdade de nos levar a todos por lorpas.

    1. O sr. Devia ter vivido no Alentejo a ser chicoteado e a trabalhar de sol a sol para os senhores da época e não ter nada para comer a não ser uma côdea de pão dura acompanhada de muitas lágrimas para ver se era assim tão feliz .

      1. Está a fazer confusão com o período da 1.ª república, bem como com o que se passa em Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte.

    2. Liberdade honesta significa não ter direito a ter ideologia política diferente do regime? Não haverem eleições justas? Tortura? Níveis de escolaridade baixíssimos? Etc, etc, etc

      1. O seu pateta
        foi o governante que mais escolas abriu
        foi o governante que menos roubou
        foi o gov que permitia uma justiça justa a cada um
        ———————-fez algumas coisas erradas, fez sim, mas ao pe destes seu amigalhaços era um santo, ouviu seu trouxa ?

  7. Eu Tinha 16 Anos Trabalhava Numa Casa De Comidas Por Cima Do Martim Moniz Lembro-me De Constantemente Ouvir Ambulâncias Passar Com Feridos Para Hospital S. José, Eram Trabalhadores Da Ponte Salazar, Pergunto? Porquê Mudar Nome Da Ponte ?Os Trabalhadores Que Faleceram Ou Que Ficaram Feridos Foi Na Construção Da Ponte Salazar Ou No Nome Que Esta Agora? Depois Falam Do Regime De Salazar Eu Fiz A 4 Classe Tinha 11 Anos Fui Trabalhar Para Uma Pedreira Para Ajudar Meus Pais No Sustento De 5 Filhos Era Um Rapaz Feliz Porque Ajudava Os Meus Familiares E Tinha Orgulho Nisso Fui Homem De 7 Ofícios Nunca Tive Falta De Trabalho Não Havia Desempregados O Mesmo Não Se Pode Dizer Agora Porquê? Porque Agora Os Políticos São Corruptos, Ladroes, Em Vez De Governarem País Roubam-no, No Tempo De Salazar Era Ao Contrario, Havia Governação Havia Disciplina, Não Havia Tantos Crimes, Tantos Incêndios Tantos Roubos As Famílias Eram Mais Unidas Os Idosos Viviam Com Os Filhos, Agora Deixam Ao Abandono Nos Hospitais Ou Levam-nos Para Um Lar, Foi Que Realmente Trouxe Para Nosso País 25 Abril Liberdade Para Políticos Fazerem Que Lhes Apetece Ricos +Ricos Pobres+ Pobres, Desempregados Sem Trabalho Idosos Que Com Fracas Reformas Terem De Ajudar Os Filhos Que E Meu Caso, E Esta Minha Opinião

    1. Ponte do POVO ? porquê se o verdadeiro nome da ponte e o que consta no registo de obras públicas é de PONTE SOBRE O RIO TEJO
      e por mais voltas que sejam dadas, nem o de ponte Salazar nem ponte 25 de Abril, nada disso está correto.

    2. o senhor anonimo, deve ter-se esquecido que não havia desemprego, porque , 1 não havia estatisticas. 2 havia milhares de homens nas guerras em Africa. 3 havia jà nessa altura como hoje os milhões de emigrantes que fazem ainda hoje baixar os numeros dos sem emprego, quando chegava a quarta classe ,com dez anos se ficava bem no exame, ia trabalhar com essa idade hoje quando vejo os miudos com dez anos, até parece mentira. para desciplina isso havia, quando se ia ao café até haviam os bufos para fazer a desciplina,as prisões eram para quem não estava contente com o que ganhava e o disia, era preso,
      mesmo com os defeitos das pessoas que governam o nosso pais, estamos muito melhor agora que na época do ( saudoso) salazar

  8. Não vou comentar mais porque já vi que estou no meio de pessoas que concordam com o “orgulhosamente sós” e com o fascismo. Como não é essa a minha linha de pensamento saio da conversa. o que acontece atualmente é que as pessoas são infelizes porque querem tudo e não se pode ter tudo.

  9. Os militares de Abril não têm nada a ver com obras destas. Não Têm capacidade sequer de fazer uma análise, nem interpretar o projecto. Conseguiram mudar o nome, mas para mim é e sempre será a PONTE SALAZAR.
    Já agora nunca é demais enfatizar que esta obra ficou completa antes do prazo e não teve derrapagem financeira, nem num escudo.
    Procuram nas obras da democracia algo semelhante.
    Tenham vergonha…
    Julgo que deviam proibir comentários anónimos como o deste senhor aqui acima de mim. Se calhar nem sabe o “meaning” da palavra.

  10. Quem tudo quer, tudo perde, discutem-se assuntos sobre o fascismo, sobre o pós 25 de Abril, sobre a ponte que era “Salazar” e sobre outras coisas que eu não entendo o porquê. Alguem se preocupa com o repatriamento dos restos mortais dos soldados mortos em combate nas ex~- colonias ???? já me apercebi que isto é assunto sem interesse

  11. “Se fosse actualmente mandava-se abaixo e construía-se outra…” LOL, que comentário mais inconsequente. Alguém conhece uma ponte que tenha sido deitada abaixo?
    Quanto aos apoiantes da ditadura, acho estranho as suas versões idílicas de Portugal. Esquecem-se da verdadeira miséria de milhões por esse país fora, do analfabetismo (o qual ainda é patente nos vossos comentários), da corrupção instalada no país por um regime totalitário, da PIDE, da guerra colonial. E esquecem-se que os problemas de hoje são o resultado direto dessa geração de amadores, gente bruta, burra, de baixa cultura.

    1. Concordo em geral com o que afirma, mas o último parágrafo estraga tudo. Os problemas de hoje nada têm a ver com o antes 25 de Abril, mas sim com o pós. O caos subsequente ao 25 de Abril, que tudo permitiu em termos de anarquia, foi o inicio da instalação de um sistema corrupto em que o sistema politico e seus agentes contra todas as normas morais, legais e profissionais, se ligam a esquemas mafioso de troca de influências em que os beneficiados são os próprios e os partidos politicos que representam. É um sistema que em tudo lembra a série do “Polvo”, com o poder judiciário a dar cobertura a estes crimes. Sabe, ter baixa cultura, não significa burrice, pois burrice e canalhice e brutalidade, é o que se vê mais hoje em dia por uma geração de profissionais altamente qualificada.

  12. Pois ninguem fala da guerra das antigas colonias e dos camaradas que estão la enterrados os ditadores levaranos e não trouceram quero la saber do Salazar

  13. Ponte 25 de Abril? eu a conheço como foi inaugurada como sendo PONTE Salazar. Estes corruptos mudaram o nome por terem sido punidos pelo antigo ditador. Mas que eu saiba o 25 de Abril não fez nada de bom para Portugal a não ser acabar com a ditadura, mas continuamos com a ditadura económica para sustentar os POLITICOS CORRUPTOS

  14. A grande obra dos anos 60 erguida pelo anterior regime e baptizada com o nome de Salazar o mesmo deveria ser mantido e não retirado como aconteceu

  15. Contentes e descontentes sempre houve em todo o tempo . Bons e maus politicos TAMBÉM sempre houve e haverá, não tenham dúvidas. A hístória não se apaga .., só se a rasgarem , queimarem ou …mas internacionalmente foi, à data, reconhecida como Ponte Salazar. ponto final.Ninguém perder o nome atribuído à nascença . Ponte ( PORTUGAL , TEJO,) acabava com raivas e orgulhos falsos,

  16. TRISTE POVO QUE DISCUTE UM NOME DE UMA PONTE, QUANDO SE DEVERIA ESTAR ATENTO À CORRUPÇÃO, AO ROUBO DESCARADO, À POBREZA, AOS SEM ABRIGO, AO DESEMPREGO, À EDUCAÇÃO, À CULTURA, AOS IDOSOS, AOS HOSPITAIS E À SAÚDE, ETC.

  17. e uma obra de respeito quer foce construida antes do 25 abril ou depois e uma bela obra . cada um viveu a sua estoria ninguem pode mudar agora agora temos que olhar o presente e tentarmos melhurar oque esta errado ,eu vivi os dois tempos e garantovos k mesmo agora nao e facil

  18. Para mim será sempre ponte Salazar, por alcunha 25 de Abril. Mas muitas pessoas de agora, que não estão informadas repetem o que lhes iimpingem. Salazar certamente não fez tudo bem, ninguém faz, mas não era corrupto. Pagava as suas contas com o seu dinheiro. Agora alem de roubarem só prometem mas não fazem. Depois queixam-se que há grande abstenção.Claro. Eu gostava que houvesse um governo que fizesse as obras que devia fazer em vez de prometer e nas campanhas eleitorais aí diziam fizemos isto e aquilo que podem ver. Mas só prometem. Sei o que digo pois moro em Agualva-Cacem, e tenho jornais da região com promessas e nada feito. Arranjam algumas coisitas nos sítios mais visíveis e pronto.

  19. Foi a obra mais importante neste país e nessa altura não se falava em duplicação dos valores contratados como hoje que os corruptos levam milhões de luvas e não lhe acontece nada .Grande obra a “Ponte Salazar”

  20. Pena que um Povo com uma História tão grande, uma parte desse mesmo Povo, tenha um cérebro tão pequeno, aconselho os mais novos, a estudarem a História a fundo, e só depois tirarem as próprias conclusões, quem me dera que os políticos de hoje, tivessem a visão, honra, honestidade, que tiveram muitos de outrora.

Send this to a friend