Esta ilha esteve desabitada por 75 anos e agora ninguém a quer visitar… Nem imaginas porquê!


O que não falta no nosso planeta são ilhas desabitadas.

Muitas delas nunca foram habitadas, ou por questões ambientais e de preservação nunca foram exploradas.

Mas algumas delas não são nem exploradas nem habitadas por razões mais sinistras…

É o caso da Ilha Gruinard, um pequeno pedaço de terra  localizada a cerca de 1 km ao largo da costa noroeste da Escócia…a sua história é única e arrepiante!

De longe, a Ilha de Gruinard parece calma e serena. Mas as suas pacíficas colinas verdes contam uma história diferente, a de um período negro na história da humanidade.

1

Em meio à Segunda Guerra Mundial, as forças britânicas estavam preocupadas com um ataque químico. Então eles decidiram começar a testar um produto mortal em suas próprias terras. Era chamado de antraz. O governo britânico definiu a Ilha de Gruinard como o lugar para testar, e comprou o local a partir de um proprietário privado.

2

Para realizar o teste, os pesquisadores trouxeram 80 ovelhas para a ilha e, em seguida, detonaram esporos preenchidos com a cepa de antraz altamente infecciosa Vollum 14578. As ovelhas começaram a morrer de infecção dentro de dias.

3

Os cientistas concluíram que uma grande libertação de antraz numa cidade alemã iria eliminar a população e torná-la inabitável por décadas depois.

4

Após a guerra terminar em 1945, o proprietário original solicitou que a Ilha de Gruinard fosse devolvida, mas o governo admitiu que o terreno estava tão contaminado que não poderia ser libertado até que fosse declarado limpo.

5

Mas uma descontaminação em massa era considerada muito cara e perigosa, por isso, a ilha foi colocada em quarentena e fechada ao público por 75 anos.

6

Em 1981, uma equipe de microbiólogos decidiu explorar o local ilegalmente. Durante a noite, eles pegaram um barco e roubaram vários quilos de amostras do solo da ilha e ameaçaram deixar as amostras em instalações governamentais estratégicas até a ilha ser descontaminada.

7

Em 24 de Abril de 1990, quatro anos após os esforços de descontaminação e 48 anos após a quarentena inicial, a Ilha de Gruinard foi finalmente declarada segura e livre do antraz. Uma semana depois, herdeiros do proprietário inicial a compraram de volta pelo preço original de 500 libras.

8

Nem todo mundo está convencido de que o perigo biológico na ilha está erradicado. O Dr. Brian Moffat adverte que o antraz é uma bactéria altamente resistente, afirmando: “Eu não andaria sobre Guinard”.

Comentários

Artigos Relacionados: