É utilizador do WhatsApp? Então saiba que a grande novidade desta aplicação pode colocar os utilizadores em perigo!

A capacidade de enviar qualquer tipo de ficheiros pode vir a ser aproveitada por hackers para disseminar softwares maliciosos.

WhatsApp recebeu uma nova atualização que deixa de limitar o tipo de ficheiros que podem ser partilhados através da aplicação. Como conta o Engadget, esta atualização permite transferir qualquer tipo de ficheiro quando anteriormente estava limitado a PDFs.

Mais ainda, a atualização também parece ter retirado o limite de 100MB para transferência de ficheiros. Por esta altura não é sabido qual é o novo limite (ou sequer se há um) mas, seja como for, é possível enviar ficheiros maiores.

Outras novidades dignas de nota é o facto de ser possível ver fotografias e vídeos da galeria através da câmara da aplicação e alterar a fonte do texto para negrito ou itálico simplesmente tocando numa palavra.

A mais recente atualização do WhatsApp foi responsável pela introdução de algumas novidades elogiadas, entre elas a capacidade de enviar qualquer tipo de ficheiro (sendo que antes só era possível enviar ficheiros em formato PDF). Mesmo que seja uma capacidade útil, esta possibilidade pode vir a ser utilizada por pessoas mal intencionadas.

Entre elas estão hackers com intenções de disseminar software malicioso. Não tendo qualquer limitação no tipo de formato, as possibilidades do tipo de vírus que podem ser enviados aumentam consideravelmente. Torna-se especialmente alarmante no WhatsApp, que permite que qualquer pessoa que tenha o seu número de telemóvel lhe envie mensagens.

Para se proteger é recomendável que qualquer contacto desconhecido que lhe envie ficheiros seja bloqueado, evitando assim ser alvo de qualquer ataque deste tipo.

Cenas fixes no nosso Instagram: @altamenteorg

Relacionados:

Comentários: