É preciso teres muitas atenção a isto quando compras água engarrafada! É importante! O que isto significa…


São 7 símbolos que existem no plástico, cada tipo de plástico só tem um deles e merecem toda a nossa atenção! A maioria de nós por desconhecer compra garrafas de água sem fazer a menor ideia do tipo de plástico que foi usado para as engarrafar, isto porque nunca nos disseram o que devíamos saber (pelo menos eu nunca tinha ouvido falar nisto até hoje).

Felizmente todas as garrafas têm um de 7 símbolos que nos indicam o tipo de plástico que as compõe, e com conhecimentos mínimos podemos assim evitar comprar garrafas cujo plástico contém químicos indesejáveis. Estes são os diversos símbolos que indicam a qualidade do plástico, abaixo veja o significado de cada um desses símbolos:

  • PET/PETE

PET é o tipo de plástico mais utilizado em produtos de consumo tais como garrafas e algumas embalagens. É destinado para ser utilizado apenas uma vez, pois o seu uso repetido torna propício o desenvolvimento de bactérias. Estas garrafas podem inclusive libertar metais pesados que são conhecidos por causar distúrbios hormonais. É um plástico difícil de descontaminar.

  • HDP/HDPE

O plástico HDPE é aquele plástico mais rijo que estamos habituados a ver em alguns pacotes de bebidas, garrafas de detergente e alguns brinquedos. O plástico HDPE liberta uma quantidade mínima de químicos e por isso os especialistas recomendam que deve sempre procurar garrafas de água embaladas neste tipo de plástico.

  • PVC/3V

O PVC é aquele plástico mais flexível, podemos encontrá-lo na película aderente, em brinquedos para animais de estimação e para crianças, e para esse tipo de uso é relativamente inofensivo, mas ele liberta 2 químicos tóxicos na água que podem causar distúrbios hormonais, e portanto deve procurar uma garrafa embalada noutro tipo de plástico sempre que possível.

  • LDPE

Apesar do plástico do tipo LDPE não libertar quaisquer químicos para a água ele não é utilizado para embalar garrafas de água. No entanto é bastante utilizado para embalar alimentos e aí sim liberta químicos, e portanto deve ser evitado.

  • PP

O plástico do tipo PP é aquele plástico que estamos acostumadas a ver em embalagens de iogurtes por exemplo. É leve e resistente e não derrete quando exposto a altas temperaturas, o que faz com que seja algo seguro. É uma óptima barreira contra infiltrações e químicos.

  • PS

O PP ou poliestireno é um plástico de produção barata que pode ter várias utilizações, tipicamente utilizado naqueles copos descartáveis que parecem de papel, caixas de ovos, embalagens de take-away e alguns utensílios de plástico. Quando exposto a altas temperaturas ele liberta substâncias cancerígenas por isso além da sua utilização não ser recomendada em alimentos frescos ou água, só pode ser utilizado uma vez.

  • PC/Sem rótulo

Esta é o tipo de plástico mais perigoso para a nossa saúde pois é feito das sobras de todos os plásticos que não se enquadram nas categorias reconhecidas pelas autoridades sanitárias mundiais. Por poderem libertar todo o tipo de substâncias para os alimentos e bebidas, não se recomenda de todo a sua utilização para embalar alimentos, deve ser evitado.

Partilha esta informação com os teus amigos e familiares nas redes sociais!

Comentários

Artigos Relacionados: