É por isto que deves começar a fazer xixi no chuveiro! Quando souberes a razão…

Quando souberes a razão provavelmente vais começar a fazê-lo, pois quase ninguém a deve conhecer.

As pessoas têm vergonha de falar sobre tudo o que fazem na casa-de-banho. Talvez elas achem nojento, quem sabe? Mas há benefícios em olhar a urina mais de perto. Ela não apenas é estéril e não tóxica, mas tem certamente outras utilidades benéficas para a tua saúde. A urina é principalmente composta de glicose, aminoácidos e eletrólitos, e nenhum deles é perigoso. Aqui estão algumas maneiras que podes usar a tua urina, e também vais ficar a saber porque não é má ideia fazer xixi no chuveiro.

urinar_pes

  • 1. Fazer xixi no chuveiro

Se alguém admitir que faz xixi no chuveiro, na melhor das hipóteses, vai receber olhadela esquisita. Mas, a sério, fazer xixi no chuveiro não tem o menor problema e economiza muita água. Os que propõem esta prática estimam que muitos de nós usamos até 15 litros de água todos os dias apenas por puxar o autoclismo. Se multiplicares isso pela população e os dias do ano, são literalmente milhares de litros de água desperdiçados. Além de sair caro a longo prazo, é mau para o meio ambiente. Claro, existem algumas sanitas com baixo fluxo de água por aí, mas não fazem muita diferença num cenário de consumo de água. Já que a maioria das pessoas toma banho pelo menos uma vez por dia, faz sentido fazer xixi e lavar-se ao mesmo tempo. E há um bónus duplo: usas menos papel higiénico e salvas as árvores e o teu bolso!

  • 2. Desinfetar feridas

Sim, leste bem: a urina pode desinfetar feridas. Se te magoares e seu kit de primeiros socorros não estiver à mão, podes limpar as tuas feridas com urina fresca. Além de limpar, acalma o tecido e alivia a dor. Pode até usar o xixi de alguém, mas só se o “voluntário” não estiver com nenhuma infecção. Claro, deves ir ao médico quando a lesão for séria.

  • 3. Tratamento de pele

A urina também é benéfica para combater alguns problemas de pele como psoríase e eczema. A ureia é um ingrediente ativo em vários cremes e unções. Ela é um composto mais concentrado na metade do seu fluxo urinário da manhã, ou seja, após urinarmos durante 5 segundos (é por isso que para fazer exame de urina, pede-se que descartemos o primeiro jato e usemos o resto). Podes esfregar urina fresca na tua pele e/ou usar compressas. É melhor se deixares na pele durante algumas horas antes de lavá-la.

Aplicar urina na pele é geralmente inodoro, mas é melhor testar isso quando não estiveres com um grande número de pessoas. A ureia promove a hoemostase ácido-base na pele e trabalha para amenizar o aspecto seco.

  • 4. Fungos

Compressa de urina também ajuda a combater as irritantes infecções por fungos, como aquelas dos pés. Funciona melhor se esfregares a urina na área infeccionada e deixar repousar durante a noite. Após algumas semanas, os sintomas devem melhorar bastante. Mas, novamente: para infecções por fungos sérias, deves visitar o médico para que ele te oriente melhor.

Bom, quem diria que o xixi fosse tão útil?  Há também maneiras de utilizá-lo fora do corpo, como, por exemplo, fertilizante de relva. Tantos tabus se instalaram nas nossas vidas que acabamos por deixar tanta sabedoria esquecida. Mas, talvez, te lembres da dica do chuveiro, pelo menos esta vale a pena considerar. Sejamos ecológicos, porém limpinhos!


Segue-nos no Facebook: