Diz-me quantos cães vês nesta imagem e digo-te qual a tua idade mental!

Quantas vezes encontramos pessoas nas nossas vidas que parecem muito mais jovens do que realmente são? Às vezes nem mesmo a chegada da velhice é suficiente para fazer com que nos sintamos velhos: a juventude, afinal, é um estado mental real que nada tem a ver com a idade cronológica. E isso também foi teorizado pela psicologia, que dedicaram muito dos seus estudos à separação da idade psicológica e daquela cronológica.

O psicólogo francês Alfred Binet começou a estudar o assunto em 1905, analisando as fases e os níveis da chamada “idade intelectual” das crianças; submetendo-os a vários tipos de testes psicológicos, Binet analisou em qual medida as suas capacidades mentais se desenvolveram na idade adulta.

E quantos “anos mentais” você tem? A resposta pode estar em quantos cães você pode ver na foto a seguir; os resultados podem ser catalogados em quatro respostas diferentes para este teste visual:

4 cães

Você tem uma idade psicológica entre 20 e 25 anos; a sua mente é nova e jovem, aberta à novidade e aos desafios da vida; você gosta de ter novas experiências, mas às vezes ao barulho e às multidões você prefere ter a sua paz interior. Aprecia a beleza e a arte.

5 cães

Você tem uma idade mental entre 25 e 30 anos; atribui grande importância à estabilidade e às relações sociais claras e cristalinas. Você não está interessado em amizades superficiais e gosta de se cercar de pessoas com as quais você sempre pode contar.

6 cães

Você tem uma idade mental entre 30 e 40 anos; você não precisa de aventuras e novas experiências, você é forte como uma rocha e, assim como ela, seus amigos sabem que podem ter o seu apoio quando procuram palavras e ações que possam confortá-los.

7 cães

Se você encontrou sete animais na foto, sua idade mental está entre 10 e 20 anos; você tem um coração puro e inocente, você é amistoso e aberto com as pessoas e passa pelas fases de sua vida com curiosidade e energia, e não se deixa vencer pelas adversidades que pode encontrar.

Claro, o envelhecimento faz parte do jogo da vida e, acima de tudo, o saber envelhecer; mas nem todo mundo tem o privilégio de poder envelhecer do lado de fora… e ficar jovem por dentro!

Partilhar: