Desta forma vais conseguir com que o teu cão faça as necessidades no lugar certo!

Neste artigo vamos falar sobre como ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo. Os cães merecidamente têm fama de animais leais, simpáticos e de bons amigos.

É uma fama antiga, que atravessa séculos e se fez presente em diferentes culturas desde que os cães começaram a conviver com nossos ancestrais.

Repetimos que esta fama é merecida, das mais merecidas que um animal tem. No entanto, é impossível negar que o hábito que alguns exemplares dessa nobre espécie de fazer as necessidades deles em qualquer parte (ou pior ainda, em toda parte) é uma fonte de tensão no relacionamento geralmente harmonioso entre humanos e caninos.

Não achamos, no entanto, que isso seja inevitável..

Por isso, vamos fornecer algumas dicas de como treinar o cão para que ele faça as necessidades dele no lugar certo.

Como ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo

Em primeiro lugar, é preciso determinar um lugar certo para que ele faça as necessidades lá. Afinal, como o animal aprenderá onde ele deve fazer suas necessidades se não houver um lugar definido. Quanto mais claro for qual o lugar certo, mais fácil para o animal entender.

Onde deve ficar o lugar do cão fazer necessidades?

O local escolhido para o cão fazer as necessidades, deve ficar longe do local onde o cão dorme e do lugar onde fica a comida dele. O local deve ser coberto ou com um tapete higiénico do tipo comercializado nos petshops ou simplesmente com jornal.

banner-gearbest

Outro ponto útil é recompensar o cão quando ele fizer no lugar certo. Afagos, uma comida de que ele goste, como um biscoito canino, palavras de elogio, etc. Quanto mais claro for para ele que os agrados são consequência do que ele fez melhor.

Ralhar com o cão não ajuda

Por outro lado, brigar com o canino porque ele fez fora do lugar certo não ajuda. Ele não vai entender melhor a situação ou o que se espera dele, ele pode até ficar temeroso de fazer as necessidades. É o caminho para stressar e confundir o animal.

No entanto, se surpreendê-lo quando ele estiver fazendo fora do lugar errado, pode ser uma boa ideia tentar direccioná-lo para o lugar certo. Se ele seguir as instruções e fizer no lugar certo, ele deve ser recompensado como mencionamos acima. Ensinar um cachorro exige ter paciência com ele, que, lembre-se não fala a sua língua.

Uma boa estratégia

Uma boa estratégia que se pode usar é dar um nome a actividade de se aliviar no lugar correto. Dessa forma, pode ser que o animal se torne mais propenso a fazer esta actividade se houver um comando claramente ligado a ela e ao qual o dono pode tentar recorrer.

Sugere-se ainda que o dono não fique limpando a sujidade que o animal fez no lugar errado imediatamente. O cão pode passar a considerar isso como uma forma de atrair o dono, o que só vai tornar mais difícil ainda convencer o animal a fazer o que deve no lugar certo.

Outras Cenas Fixes:

Comentários: