A Bíblia tem sido questionada e desacreditada há séculos. Muitos historiadores não veem o livro como sendo uma fonte histórica credível. Isso acontece devido à falta de evidências que comprovem que as cidades e as situações descritas realmente existiram. Eles até questionam se as figuras bíblicas importantes eram reais. No entanto, a descoberta recente da cidade do Rei Davi pode mudar tudo!
Cidade do Rei Davi
Segundo o professor Avraham Faust, da Universidade Bar-Ilan, a existência do rei Davi tem sido muito debatida nos últimos 25 anos. Faust acredita que ele e os seus colegas podem ter descoberto algo que, junto com outras descobertas arqueológicas, comprova a exatidão histórica da Palavra de Deus e da existência do rei Davi.
Eles encontraram um local em Tel ‘Eton, num vale perto das colinas de Hebron, Israel, que os estudiosos acreditam ser o local da cidade bíblica de Eglom.
Eglom foi uma das cinco cidades ultrapassadas por Josué e, mais tarde, listada como parte da herança de Judá. O rei de Eglom é um dos cinco reis que tentaram (e falharam) ultrapassar a cidade de Gibeão. Os estudiosos acreditam que o local descoberto por Faust e os seus colegas é a cidade de Eglom, com base na localização e datação por carbono. A estrutura encontrada foi datada do século X, quando, segundo a Bíblia, o rei Davi estava a governar o povo de Deus.
Dados circunstanciais coincidem com a Bíblia
Eles não encontraram nenhum artefato com o nome do Rei Davi inscrito, mas encontraram outras pistas que os fizeram acreditar que a cidade estava sob o domínio de Israel. “Descobrimos no local sinais de uma transformação social pela qual a região passou, incluindo a construção de um grande edifício num plano conhecido pelos arqueólogos como ‘a casa de quatro cómodos.’ Isso é comum em Israel, mas é raro ou inexistente em outros lugares,” diz Faust.
“Isso parece indicar que a inspiração ou a causa das transformações devem ser procuradas no planalto. A associação com Davi não se baseia em nenhuma evidência arqueológica, mas apenas em dados circunstanciais. Como a origem da mudança parece estar nas terras altas, e como ocorreu na época em que Davi deveria existir, a ligação é plausível”.
Arqueólogos querem provas concretas
Outros artefatos como cerâmica, pesos de tear e pontas de flechas também foram encontrados. Apesar das provas, os arqueólogos não querem se basear na Bíblia. O Dr. Eliat Mazar disse: “A arqueologia não começa com uma crença na Bíblia e depois procurar provas. Primeiro encontramos evidências e depois tentamos entender a verdade por trás das evidências.”
Se a descoberta for confirmada, o local em Tel ‘Eton se juntará a outros achados arqueológicos como Khirbet Qeiyafa, uma fortaleza militar ao sul de Jerusalém, e o Tel Dan Stele, uma pedra inscrita com frases como “Casa de Davi”, para fortalecer o caso de que o rei Davi realmente existiu. Isso também poderá fortalecer o argumento de que a Bíblia é historicamente precisa.
Veja algumas das imagens do local abaixo.
E você, o que acha desta descoberta interessante?
0 Comments