Cuidado com as crianças que se deitam tarde! É um perigo para elas! Pais leiam isto!


Lembras-te de ouvir aquela frase “Vai dormir senão não cresces”? Era uma frase muito usada em gerações passadas, mas com o objetivo de intimidar as crianças para que se deitassem e acordassem cedo e sem reclamarem. De certo que também a chegaste a ouvir quando eras criança.

Pois acontece que o tal “dormir cedo” como nos diziam antes, de facto faz muita diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças, segundo o psiquiatra pediátrico, Dr. José Ferreira Belisário Filho.

Os nossos hábitos mudaram, e ir para a cama antes das 21 horas não é uma realidade muito comum. Acontece que isso tem influenciado diretamente o futuro das crianças, que estão a ficar mais baixas, mais desatentas, mais ansiosas e com diferentes transtornos, frequentando mais vezes os consultórios médicos.

Post_2504

É possível mudar esses hábitos?

As mães também sofrem com essa pressão social. Se elas se ausentam um pouco mais cedo de algum programa social para irem para a cama, elas ouvem: “mas ela já vai dormir? E quando o telefone toca em casa às 21:30 hrs e elas atendem num tom mais baixo, porque a casa já está a começar a adormecer – “as pessoas dormem cedo nessa casa”. Tudo isso acaba por criar um ambiente estranho!

Mas, para mudar os hábitos de sono de uma criança, é importante mudar os hábitos da família. A criança não vai aceitar dormir cedo se perceber que toda a casa ainda está com um ambiente mais “acordado”, luzes acesas, TV ligada, e só ela ter que se ir deitar. Portanto, a orientação do psiquiatra, nesses casos, é apenas uma: ler histórias, preparar o ambiente e desligar as luzes da casa. Sim, todas as luzes.

E a mudança de hábitos passa até mesmo pelo projeto de iluminação das casas e apartamentos, especialmente nas salas e nos quartos. Nada de luzes brancas, por favor! Uma casa precisa de luzes amarelas, que relaxam e auxiliam a chegada do sono. Segundo o Dr. Belisário, a luz branca emite uma onda azul que atua diretamente nas mitocondrias da nossa retina, inibindo a hormona do sono, a melatonina.

E é a mesma luz que sai dos aparelhos eletrónicos. Telemóvel e IPad antes de dormir, nas palavras do psiquiatra, é uma desgraça. Isso inclui também os pais. O whatsapp, que não pára de funcionar até mesmo de madrugada, é um grande vilão, despertando as pessoas. Ainda que adormeças depois de ler uma mensagem, certamente irias dormir melhor se não a tivesses lido. Acordar de madrugada e “dar uma olhadela no telemóvel” só prejudica o sono que deveria vir depois.

As crianças precisam dormir cedo por um simples motivo: a hormona do crescimento atua sempre às 00:30 hrs em quase todas as pessoas. Mas actua no quarto estágio do sono.

Dessa forma, se a criança vai para a cama às 22 hrs, 23 hrs, a hormona terá muito menos tempo de atuação, prejudicando o seu crescimento.

Observando imagens do cérebro de uma criança que dormiu cedo e de outra que dormiu tarde, antes de uma prova de matemática, percebe-se que na primeira há várias áreas destacadas em atividade, enquanto na outra, há só uma pequena parte. Possivelmente, aquela que dormiu mal vai-se lembrar menos do que estudou do que a outra criança.

Aqueles meninos e meninas que adquirirem um hábito de sono desde cedo, vão se tornar adultos com menos propensão de ter outras doenças, como o Alzheimer, que tem afetado um número cada vez maior de pessoas. Segundo o psiquiatra, apenas duas coisas realmente retardam essa doença: exercícios físicos e sono. Quanto mais, melhor.

Uma das boas coisas que os pais podem fazer pelos filhos é fazer com que eles pratiquem desporto desde cedo. “Crianças que fazem exercício antes de dormir, dormem muito melhor”, afirma o psiquiatra.

O Dr. Belisário também alerta sobre a quantidade de prescrição deritalina, e que isso está diretamente ligada à má qualidade de sono.

Os pais devem realmente pensar em estratégias para melhorar a qualidade do sono de toda a família. Trocar as lâmpadas, incentivar aos desportos, assumir ainda mais a família como a sua tarefa mais importante. Os pais trabalham como loucos e esquecem-se que não estão numa corrida, mas sim com numa missão: fazer da sua casa o melhor lugar para se viver.

Fazer da sua família um ninho de cuidados que permita que crianças felizes tornem-se adultos seguros, realizados e saudáveis – física e psicologicamente.

Partilha com os teus amigos e familiares! E principalmente com os pais!

Também deve ler:


48 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. pode ser importante, mas como é que uma mãe com turnos rotativos, em que nunca sai antes das 22h faz?
    Pois, metam as mães a sairem as 20h…

  2. Fale isso pra o SBT que colocam novelas infantil super tarde, aqui em casa é impossível dormir antes das 3 novelinhas que terminam muito tarde.

    1. Não sabia que a novela determina o horario de uma familia!!
      Acho estranho viver em função de um programa de TV e não de uma regra de bem estar e saúde!!!
      Sei que não é fácil mudar um hábito, mudar o modo de pensar, mas sei que não podemos simplesmente aceitar que algo como uma novela manipule nossas mentes e ações, nos transformando em escravos visuais!!!

    2. É por isso que existem muitas crianças com pouca inteligencia, com pais que se regem por horário de novela esperam o quê?

  3. Acho que nao tem muito a ve, tinha um primo desde pequeno sempre dormiu cedo, hoje com 25 anos nao passou de 1,60 de altura.

    1. Não se tratade crescer fisicamente. Se trata de desenvolvimento psicológico físico e motor tbm. Precisa entender o contexto!

  4. meu filho dorme sempre tarde e ele acorda cedo pra ir pra escola ele tem 4 anos é uma criança muito estressada ,falei com a pediatra e ela me disse que é questao de controlar o humor dele mas ele é agrssivo nao sei como controlar. pode me ajudar

  5. No texto acima diz que crianças que dormem demais ficam mais distraídas, e baixas , e que dormir evita doenças como Alzheimer se subentendendo-se que é saudável,mas a final , é bom dormir a tarde faz bem ou não? demais , pouco ou meio termo?

  6. O que é hormona ( a hormona?)? O que é desporto? O que é deritalina? Ninguém revisa o texto não? Pelo amor de Deus, né?

    1. Bom dia Daniela,
      Não sei como falam na sua terra, mas aqui em Portugal é assim que se escreve! Está tudo correto!
      Esperemos ter esclarecido a sua dúvida da melhor forma.

      Os melhores cumprimentos,
      altamente.org

    2. em portugal está certo. você deve ser brasileira também; hormona é hormônio, desporto é esporte, deritalina parece um erro de digitação, acho que era “de ritalina”, ritalina é um remédio.

  7. Teorias, nada mais que teorias, não significa que seja verdade, os pesquisadores querem saber de tudo e na verdade não sabem de quase nada, conceitos que valiam há dez anos, hoje não valem mais, contrariados por novas pesquisas, sem falar que eles se contradizem até contemporaneamente.

  8. minha filha de 5 anos só dormi depois das novelas do sbt que são super tarde,Se pudesse falaria para eles tirarem do ar esses episódios tao chatos e repetidos do chaves e começar cedo as novelas, assim ajudaria os pais à colocarem seus filhos para dormir cedo.

    1. Coloque seu filho para dormir depois de chaves, que mesmo com episódios repetidos dão de 10 a 0 nessas novelas…

  9. Vi vários comentários culpando o sbt por te novelinhas tarde, mães , quem manda na sua casa deveria ser vc, façam o seu papel de mãe ou pai e deixa de desculpas, se vc não tem o controle na sua casa, tem algo errado

  10. Vi vários comentários culpando o sbt por te novelinhas tarde, mães , quem manda na sua casa deveria ser vc, façam o seu papel de mãe ou pai e deixa de desculpas, se vc não tem o controle na sua casa, tem algo errado

    1. Adorei! Estava aqui a ler os comentário e na maioria deles só pensava, mas quem é que faz as regras de casa? São as crianças?
      As minhas filhas, ainda hoje com 13 e 16, deitam-se cedo, embora mais tarde do que há uns anos atras, mas entre as 21:30/22:00 durante o período escolar e nas férias um bocadinho mais tarde.
      Tenho sobrinhos que todos se queixam, “mesmo quando vão mais cedo para a cama não dormem”. O que é certo é que quando estão em minha casa não tenho problema nenhum que durmam cedo, e sem reclamar, pois quem manda é a tia Cristina.
      Só mais uma coisinha, as minhas filhas são otimas alunas.

    2. deveriam mesmo eram colocarem no ar programas educativos porque esses que passam so extrui as criancas a ser violentos nas educacao e menas agresao esse mundo ja ta tao violento ainda remos que assistir uma merdas que em nada edificam em nada mesmo hoje ligamos a tv so vemos o que nao presta so porcaria mesmo mundem isso vcs podem menos programas de lutaS DE ARMAS DE FOGO NOSSAS CRIANCAS NAO PRESISAO DISSO

  11. Esse negocio de dormir cedo pra crescer é tudo mito, pois tho 3 filhos q sempre dormiu tarde e desenvolveram sem problemas e sao mto saudaveis meu fIlho de 13 anos tem 1,68mt e o de 12 anos 1,65 o q manda mesmo é genetica e alimentaçao…

  12. Acredito que uma criança que se deita a horas decentes ( antes das 22 h) seja mais calma, tranquila e tenha melhor aproveitamento escolar mas duvido que cresça mais….
    No entanto é de há muito o ditado “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!”

  13. Uma informação importante para despertar aos pais a forma correta de como cuidar da vida de seus filhos desde os primeiros anos de vida.

  14. Quem ama cuida, e esta é a melhor forma de pais demonstrarem todo o amor e carinho que tem por suas famílias. Cuidar da saúde de todos da melhor forma e nada melhor do que começar pela maneira correta de dormir.

  15. Pessoal é só tirar uma base , por nós adultos , o quanto antes nos deitarmos , melhor será a nossa disposição para o dia seguinte , então é só pararmos e refletimos o que será melhor , um noite bem dormida ou algumas horas de sono ….cabe a cada um,ver o que será melhor para seus filhos , mas lembre-se para cada ação á uma reação , ou seja pode refletir , no exato momento ou somente no futuro ….

  16. Sempre dormi depois das onze,desde criança. Sempre tive boas notas, e em muitas matérias tive notas ótimas. Sempre conseguia decorar aquelas tabuadas ,fazia provas de 02 folhas escritas frente e verso de matérias dadas em aula. Consigo fazer peças artesanais somente vendo uma imagem , sem uso de molde. Se tenho baixa estatura é devido a hereditariedade,não tem nada a ver com ir dormir tarde. Acho preconceituosa a forma que se referem as pessoas de baixa estatura, como se isso fosse uma deficiência. No tempo dos meus avós que moravam no interior, as pessoas iam para a cama antes das 20 horas e assim mesmo existia pessoas distraídas, com baixa estatura,ansiosas, com Alzheimer e demais transtornos.

  17. Acho que somente pai e mãe devem prestar atenção e saber o que é melhor para seus filhos,pois nenhuma criança é igual a outra cada um tem sua necessidade, tem criança, importante para desenvolvento cerebral,psicológico e fisiológico sim são as 10 horas completas (crianças) e 8 horas completas (adultos) o corpo não identifica que horas você vai dormir, sim as horas dormidas, digo isso basado em estudos e analises feitas sobre traumas de sono , pois pesquisei depois do trauma que tive quando criança de ir dormir todos os dias da vida infantil bem cedo, sem TV ligada sem luz, e na vida adulta sobraram traumas da síndrome,vários tratamentos e ainda muito difícil conseguir dormir, no entanto muito cuidado e faça sempre visando o bem estar da criança, nada forcado

  18. Vi postagens sobre a tv mudar horário de programa, nossa ê a tv que educa seus filhos? Outras que os dados são mitos, que isso é do passado ou que os filhos dormiram cedo sempre e ñ tiveram problema algum, cada caso é um caso, nem sempre a mesma receita serve pra todos, poxa que isso, será que são todos sem noção aqui! Poxa leia e releia e entenda o contexto de todo a postagem, vamos voltar as aulas de gramática, porque aqui ninguém entende o que lê, alfabetizado não significa quem sabe ler e escrever e sim quem sabe ler , escrever e entender aquilo que escreveu o que se foi escrito!!!

  19. Muito complicado impor horários com a rotina que levamos hoje em dia…. meu filho de 10 anos sai do treino dele as 22h , chega em casa as 22h30 toma banho, come algo e vai dormir só meia noite, porém acorda entre 9h e 10h da manhã…. dorme bastante, não vejo problemas em seu desenvolvimento, pelo contrário ele é uma que consegue estudar, jogar sua bola, empinar seu pipa e quando sobra tempo jogar seu joguinho on line…. é muito feliz e sempre foi muitíssimo calmo… muito relativo tudo isso!!

  20. Fácil falar e criticar eu sou mãe trabalho fora chego em casa todo dia as 22:00 minha filha so dorme quando vou pra cama e isso acontece so meia noite o q posso fazer para d trabalhar nao posso

  21. Excelente texto ! Tenho uma pequena de cinco que dorme as oito da noite pois estuda pela manhã, e quando ela vai pra cama tarde o seu comportamento humor etc.. Muda drasticamente no outro dia. Quanto as novelas ela adora claro, mas se conforma em assistir só nas sextas que pode dormir tarde e acordar tarde !

  22. Isso é uma verdade interessante. Meu filho de 3 anos dorme desde sempre logo ao anoitecer. Por volta das 18:30hs. Sempre foi assim, tanto que, chegado essa hora, ele vai ao armário, pega seu travesseiro e pede para dormir. Sigo todos esses exemplos dado no texto. Inclusive quando tem festa de aniversário ele só vai quando é cedo. A dele mesmo começa as 16:00hs. Raríssimas foram as vezes que ele chegou a dormir umas 21:30hs. Não somos generais dos horários, mas mantemos uma rotina mais ou menos correta e ele a entende numa boa. Impressionante como rotina dá segurança e tranquilidade para a criança. Mesmo nas viagens nos moldamos às necessidades de sua rotina. Ele é muito tranquilo para viajar. Geralmente acorda por volta das 6:30hs. Corroboro com as informações deste texto…

  23. Acredito que não tem muito a ver sempre dormi tarde e sempre fui muito bem na escola, se eu dormi cedo no outro dia acordo com dor no corpo e muita dor de cabeça. Mas meus filhos tb dorme tarde e acordam cedo um tem altas habilidades e super tranquilo.

  24. No fim todos tem razão, pois o sistema de vida que hoje se leva, cada um orienta como pode ou sabe!
    Não deixo de reconhecer que os filhos hoje em dia em muitas casas os pais deixam que os filhos decidam por eles próprios para serem autónomos. O que não concordo, para tudo é preciso regras.

  25. Muito interessante o assunto…Sempre gostei que minhas filhas dormissem mais cedo. Acredito ser verdade o conteúdo da matéria.#

  26. Olá,

    Será que vc poderia mudra a foto que ilustra o seu post??? Esta foto é da minha filha e foi pega indevidamente no meu blog. Eu entendo que estava no google mas minha filha, hoje com 10 anos se sentiu muito constrangida em ter sua foto ilustrando uma postagem relacionada a dormer tarde, coisa que ela nunca fez.

    Atenciosamente,

    Mari

  27. Olá, sera que vc poderia mudar a foto que ilustra a sua postagem. Esta foto é da minha filha e foi publicada em meu blog pessoal. Eu entendo que estava no Google e concord que é linda, rs. O problema é que minha filha hoje tem 10 anos e esta se sentindo muito constrangida em ter sua foto ilustrando uma reportagem relacionada a dormer tarde (ate porque ela sempre dormiu cedo)

    Atenciosamente,

    Mari Barbosa

Send this to a friend