Conhece as razões pelas quais nos sentimos tão cansados depois da praia!


Durante o Verão, as praias estão repletas de gente.

Normalmente, as pessoas aproveitam os tempos livres e as férias para descansar e ir à praia.

Mas sempre que vamos à praia, quando vimos embora, estamos sempre bastante cansados e com aquela “moleza” que faz com que cheguemos a casa e só nos dê vontade de dormir.

Mas porque razão isto acontece, ainda para mais quando na maioria das vezes estamos sempre deitados sem fazer qualquer esforço.

A explicação para isso é muito simples e as razões são várias.

Conhece-as no seguinte texto!

Segundo a National Sleep Foundation, uma instituição norte-americana dedicada ao estudo do sono, há três razões primordiais que fazem com que nos sintamos cansados depois da praia.

praia

Essencialmente, a culpa é da exposição solar. E pouco interessa se a pessoa gosta de fazer caminhadas de quilómetros à beira-mar ou prefere ficar horas na mesma posição a produzir vitamina D. A exposição solar vai sempre cansar porque…

…o corpo está a tentar compensar o aumento de temperatura

Uma das funções fundamentais do corpo é a de tentar manter uma temperatura interna constante, entre os 36,5ºC e os 37ºC. Quando a pessoa se expõe diretamente ao sol, o organismo é obrigado a um esforço extra para manter essa mesma temperatura, o que provoca alterações ao nível do metabolismo e ritmo cardíaco. Esse trabalho invisível dos órgãos acaba por causar cansaço e sono, mesmo que a pessoa tenha estado apenas deitada na toalha.

…acontece desidratação

Outra das consequências do já mencionado esforço do organismo para manter a temperatura corporal constante durante a exposição solar é a desidratação. Que é agravada pela transpiração que o calor provoca. Ora um dos sintomas principais de um corpo desidratado é, precisamente, o cansaço. E não é tudo.

…o sol provoca alterações químicas no corpo

Quando os raios ultravioleta penetram a pele e fazem das suas — escaldões, manchas e rugas, por exemplo — dá-se uma cadeia de alterações químicas que também são passíveis de provocar cansaço. Um bom protector solar pode ajudar neste aspecto (e em muitos outros, como se sabe).

Prevenir tudo isto é possível: basta procurar evitar a exposição directa no pico do sol (entre as 12h e as 16h), usar um chapéu, beber muita água e consumir alguns snacks ligeiramente salgados para restabelecer os fluidos e os sais que se vão perdendo ao longo do dia com a transpiração. Já os mergulhos da praxe podem não ajudar muito: se a água estiver muito fria, o organismo vai compensar o choque de temperatura da mesma forma que o fez com o calor.


0 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.