Comer “macacos” é muito bom para a tua saúde! Está provado! E esta é a razão!

Considerado uma falta de educação, meter o dedo no nariz pode ter as suas vantagens.

Quase toda a gente o acha nojento e falta de higiene, mas segundo um pesquisador as vantagens para a saúde deste acto podem ser enormes.

Scott Napper é professor de bioquímica na Universidade de Saskatchewan, no Canadá. Ele diz que a mucofagia (termo técnico para quando alguém tira “macacos” do nariz e come) é inofensiva e benéfica para o corpo.

especialista em ranho

Ele lançou esta tese em 2013 e, claro, recebeu muitos olhares descrentes. Para entender esta lógica, é importante saber o que são realmente os “macacos”.

moncas

A maioria deste “ouro nasal” é apenas a secreção do nariz endurecida que escorre da faringe para o esófago. Depois de um tempo, ela endurece na narina e se torna a substância que todos conhecemos tão bem. Coisas como sujidade e poeira também são colectadas ali, mas 90% da carranha é apenas água que, claro, é inofensiva.

Mas Napper leva a coisa um pouco mais longe e argumenta que esta “sujidade e poeira” é exactamente o que faz o acto de comer carranhas algo saudável e importante. “Sob uma perspectiva evolucionária, nós lutamos para sair de qualquer condição de sujidade. Mas também pode haver desvantagens em ter nosso entorno completamente estéril.”, diz o professor. Ele ainda diz que, em média, 1% da secreção do nariz é composta de anticorpos que podem dar um gás ao sistema imunológico.

carranhas

Pesquisas sugerem que 91% das pessoas “limpam” o nariz. Com base nesses dados, Napper está procurando voluntários para estudos a longo prazo sobre os efeitos de “limpar” o nariz e comer “os achados”. Os seus colegas estão cépticos, mas os alunos parecem um pouco mais convencidos a “irem mais a fundo” na questão.

É uma afirmação ousada, mas sejamos honestos, é um sentimento de liberdade incrível poder respirar livremente depois de tirar aquele “grande empecilho” que estava atrapalhando. Scott Napper não tem a menor intenção de deixar a sua pesquisa de lado e espera que nós desenvolvamos, em breve, um relacionamento novo e saudável com o que está no nosso nariz.

Partilhar:

Cenas fixes no nosso Instagram: @altamenteorg

Relacionados:

Comentários: