Broa de milho portuguesa foi considerada um dos melhores pães do mundo

A CNN, cadeia de televisão Americana, escolheu os pães mais deliciosos do mundo, e broa de milho portuguesa é um deles.

No Dia Mundial do Pão, (16 Outubro), a CNN fez um artigo que reúne os 50 melhores pães do mundo. Ao lado do pão português estão os também famosos lavash, da Arménia, o pão de queijo, do Brasil, a baguete francesa e as tortilhas, do México.

“Quando os pães são cozidos em forno de lenha, um arquipélago de estilhaços de farinha expande-se sobre as ranhuras profundas. Os fornos são selados com massa de pão, que atua como um temporizador natural do forno”, escreve Jen Rose Smith, quando se refere ao processo de cozedura da broa de milho.

A revista explica ainda as origens históricas da broa: “os Europeus não experimentaram o milho até chegar às Américas, mas seria adoptado com veemência entre as regiões do Norte de Portugal, onde as condições do solo não são propícias à produção de farinha”.

O jornalista da CNN quis que a lista refletisse a diversidade deste alimento ao mesmo tempo que conjuga “o sabor memorável” e os “ingredientes originais” de cada pão. No artigo, a broa de milho é descrita como um pão saudável, peneirado, amassado numa calha de madeira e tradicional do norte de Portugal.

Partilhar: