Alerta da PSP: Novo esquema de burla a circular em supostos e-mails da EDP!


A PSP alerta para um novo esquema de Phising que circula nos últimos dias.

Segundo a PSP andar a circular um e-mail, supostamente da EDP, mas que na prática é um esquema de burla.

Tenha cuidado com este tipo de e-mails.

Segundo o que foi revelado, o e-mail indica que o cliente irá ser reembolsado numa determinada quantia e para tal devem carregar no link que é disponibilizado para saber os procedimentos a seguir.

Depois de carregarem no link são reencaminhados para uma página que solicita o número de cartão de crédito e o respectivo código de segurança, mês e ano.

Aviso da EDP

A EDP alerta para o envio de um e-mail fraudulento, de origem desconhecida, alegadamente em nome da EDP Serviço Universal e indicando, falsamente, o direito a um reembolso. Informamos que a EDP não solicita, em qualquer mensagem de correio eletrónico, elementos de caráter pessoal e/ou confidencial, como por exemplo dados para novas formas de pagamento ou reembolsos.

Este tipo de ação maliciosa denomina-se Phishing e visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais. Estas situações são completamente alheias à EDP. A obtenção de um endereço de e-mail pode ser feita através da aquisição no mercado de bases de dados de e-mails.

Uma vez que a EDP é uma empresa líder de mercado, a probabilidade de atingir os seus clientes através destes envios massivos é mais elevada. A EDP, no entanto, procura atuar da forma mais rápida possível de forma a minimizar os impactos deste tipo de ações, a precaver que outros clientes sejam afetados e a garantir que as pessoas ou entidades responsáveis por estes atos são identificadas e punidas pelas autoridades competentes.

Fonte: https://pplware.sapo.pt

0 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Send this to a friend