Afinal é por isto que os cães arrastam as patas para trás depois de fazerem cocó! Eu nunca imaginaria!


Depois de levar o seu cão para fazer as suas necessidades, já deve ter reparado que eles arrastam as patas no chão e a sujidade para trás deles. É apenas um comportamento de cão estranho ou existe algum propósito? A verdadeira razão irá deixá-lo surpreso!

Depois de fazer as suas necessidades, deve ter notado que os cães usam suas patas para arrastar e desenterrar as áreas circundantes. No começo, pode parecer que eles estão simplesmente a encobrir a sujidade que fizeram ou a limpar as suas patas. Mas, na verdade, há um motivo e uma lógica por trás desse hábito.


Arrastar as suas patas para trás é muito mais do que, simplesmente, limpar o que acabaram de fazer. Os cães têm glândulas localizadas nas patas que libertam feromonas únicas. Muitas vezes, eles vão esfregar ou arranhar as patas no chão para libertar um “cheiro territorial”. Isso pode explicar porque o seu cão pode parecer parar por alguns segundos enquanto caminha. Ele está a deixar que os outros cães saibam que ele esteve na área.

Esse tipo de comportamento é a forma como eles estabelecem uma hierarquia e quem é responsável por esse território. Mesmo urinar em objetos na área, permite que outros cães saibam quem é o chefe!

Esse tipo de comportamento não se aplica apenas ao cão maior ou mais assustador. Tanto os Chihuahuas como os Pastores alemães tomam essa atitude na altura de irem à “casa de banho”. Na verdade, um cão anteriormente dominante ou alfa pode deixar de raspar as suas patas no chão se outro cão tiver estabelecido uma presença mais forte.

Outra razão pela qual os cães podem se envolver em chutar as necessidades ou o chão, está relacionada com o facto de eles quererem espalhar o seu cheiro de uma maneira mais ampla. Tanto os cães do sexo masculino, como do sexo feminino se envolvem nesse tipo de comportamento.

Se notar uma mudança de comportamento ou cessação em arrastar as patas depois de fazerem as necessidades, deve querer consultar o seu veterinário. Esse tipo de mudança pode significar que seu cão está a sofrer com uma lesão na pata.

Partilhe esse artigo com seus amigos e familiares, para que eles também possam ter conhecimento desse comportamento tão natural!


Faz gosto no nosso Facebook:



 

Artigos Relacionados: