A escarlatina está de volta! 5 sinais de alerta que nunca deves ignorar!


Como pais, queremos garantir que os nossos filhos nunca sofram, mas não podemos protegê-los de tudo. Então, quando os nossos pequeninos inevitavelmente ficam doentes, precisamos estar em cima disso. Isso significa ter conhecimento sobre doenças comuns e outras não tão comuns e estar atento a elas.

Nos últimos anos, uma doença rara está a reaparecer: a escarlatina. Então, antes que o seu filho apanhe essa terrível erupção cutânea, é importante saber o que é, como observá-la e quando levar o seu pequeno para ser tratado.

Aqui está tudo o que precisa saber para proteger e cuidar do seu filho:

O que é escarlatina?

A escarlatina (também conhecida como scarlatina) é uma doença que pode afetar crianças com estreptococos ou uma infecção cutânea por estreptococos. Um acúmulo de bactérias estreptocóticas (chamada bactéria Streptococcus) cria uma toxina que causa dor de garganta, língua vermelha e erupção cutânea que parece lixa.

Primeiros sinais

A escarlatina geralmente começa com uma erupção cutânea no peito ou no estômago antes de se espalhar para outras áreas.

Sintomas

  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Glândulas de pescoço inchadas
  • Erupção cutânea do corpo vermelho
  • Comichão na pele
  • Rosto vermelho
  • Língua branca ou vermelha
  • Febre alta
  • Dor abdominal

O que deve fazer?

Comer é doloroso para crianças com garganta estreptográfica, por isso é melhor servir-lhes alimentos macios e líquidos. Certifique-se de que bebe muitos líquidos e dê-lhes analgésicos sem receita para a dor de garganta e febre.

Se o seu filho tiver uma erupção cutânea, bem como uma dor de garganta, febre ou glândulas inchadas, chame um médico. Isto é importante se o seu filho tiver sintomas de estreptococo ou se alguém no seu infantário ou escola tiveram uma infecção por estreptococo recentemente.

Tratamento

O médico do seu filho vai prescrever antibióticos para tomar durante 10 dias. Isso deve curar a infecção, embora as glândulas e as amígdalas inchadas do seu filho possam demorar algumas semanas para regresar ao normal.

Pode ser evitado?

A infecção bacteriana que causa escarlatina é altamente contagiosa. É acompanhada por tosse e espirros. A infecção de pele causada por estreptococo também pode ser disseminada através do contato com a pele.

Certifique-se de manter os pratos, copos e utensílios da criança infectada, bem como a escova de dentes, longe dos outros membros da família e lave bem com água quente e com sabão.

Por favor, partilhe esta informação com os seus amigos e familiares que tenham filhos para que eles também possam ser informados. Nenhuma criança deve sofrer desnecessariamente.

Relacionados:

0 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Send this to a friend