A barriga da mãe cresce de maneira assustadora… Até que 12 médicos se juntam para fazer um milagre!


Uma equipa de médicos do hospital Danbury, em Connecticut, nos Estados Unidos, ganhou as primeiras páginas dos jornais depois de realizar uma operação revolucionária.

Um dos médicos, Vaagn Andikyan, trabalha como oncologista no hospital. Quando ele examinou pela primeira vez a paciente de 38 anos, não podia acreditar no tumor de quase 60 quilos que encontrou num dos ovários dela.

O tumor vinha a crescer mais ou menos 4,5 kg por semana, de acordo com a CNN.

“Este tipo de tumor ovariano tende a ser muito grande. Mas é extremamente raro que alcancem este tamanho. Este deve estar entre os dez ou 20 maiores tumores já removidos de um ovário em todo o mundo”, disse o Dr. Andikyan.

Embora o tumor fosse benigno – não-canceroso – e não tinha se espalhado para fora do ovário, ele estava a comprimir as veias à sua volta, e por isso, representava um enorme risco para a vida da paciente.

“Quando entrei na sala de exames, encontrei a paciente de 38 anos desnutrida, a pesar 160 quilos e com um tumor de cerca de um metro de diâmetro. Eu pude ver o medo nos olhos dela. Ela não tinha mais esperanças, porque já tinha estado em diversos outros médicos, e eles não tinham sido capazes de a ajudar”, explicou o Dr. Andikyan à CNN.

Ele acrescentou: “Durante a cirurgia, nós removemos este tumor gigante que havia surgido no ovário esquerdo. Tivemos de tirar também completamente, além do ovário em questão, a trompa de falópio esquerda e o tecido peritonial que estava aderido ao ovário.”

Os médicos disseram que o tumor vinha a impedir a paciente de se alimentar, caminhar, e trazia um grande risco de coágulos.

A boa notícia é que os médicos conseguiram preservar os órgãos reprodutivos e ela vai poder ter mais filhos, se quiser.

Estes são os heróis que realizaram esta cirurgia!

No entanto, o Dr. Andikyan, alerta que, embora os tumores de ovário não sejam o tipo de cancro mais comum nas mulheres, são terrívelmente letais quando identificados tardiamente.

Onde estaríamos sem os profissionais de saúde? Eles salvam vidas todos os dias, mas nem sempre são reconhecidos por isso.

Por favor, vamos prestar mais atenção neles e reconhecer os milagres que eles realizam todos os dias.

Faz gosto no nosso Facebook:



Artigos Relacionados: