8 Formas que quase ninguém conhece para reverter as cavidades e curar a deterioração dos dentes!

Está na altura de mudar a sua maneira de agir e cuidar melhor da sua boca. Os seus dentes, como qualquer outra parte do seu corpo, requerem atenção e cuidados adequados. Se não gosta de ir ao dentista, pode tentar prevenir a cárie por conta própria.

Se a ideia é prevenir, os especialistas recomendam combinar alguns hábitos de higiene oral com algumas mudanças simples na dieta.

Adote esta lista de truques simples e naturais para evitar as cáries.

1. Mude os seus hábitos alimentares

Alterar os seus hábitos alimentares adotando uma dieta saudável ajuda a melhorar a sua saúde, não importa qual seja o seu objetivo. Um estudo publicado no The British Medical Journal sugere que uma mudança na dieta pode realmente reverter a cárie. Já sabemos que o consumo de produtos ricos em açúcares leva à decomposição dos dentes e que o ácido fítico pode bloquear a absorção do cálcio. No entanto, se mudar os seus hábitos alimentares, talvez nunca tenha tais problemas.

  • Obtenha mais cálcio. É o principal componente da formação de ossos e dentes. Consuma produtos lácteos todos os dias (leite, iogurte, coalhada e queijo).
  • Tome bebidas sem açúcar. Evite beber refrigerantes, sumos e outras bebidas com alto teor de açúcar. Pode substituir por água mineral, smoothies de frutas frescas e chá sem açúcar. A água tem muitos efeitos bons para seu organismo, incluindo uma maior hidratação e um maior fluxo de saliva.

2. Masque chiclete sem açúcar

Pode parecer irônico, mas mascar chiclete sem açúcar pode realmente ajudar a prevenir cáries. A maioria das pastilhas de mascar sem açúcar contém um componente chamado xilitol, que é um adoçante natural. Ao contrário dos alimentos, o xilitol evita a proliferação de bactérias na boca. Além disso, quando masca a chiclete, a sua boca enche-se de saliva, que ajuda a limpar naturalmente os resíduos de alimentos.

3. Limpe e troque a escova de dentes regularmente

Qual é o instrumento mais importante que usamos para limpar os nossos dentes? Exatamente! A escova de dentes, no entanto, poucas pessoas sabem da importância de escolher a escova de dentes apropriada.

  • Escolha sempre uma escova pequena ou média e certifique-se de que as suas cerdas conseguem atingir as fendas dos seus molares (os dentes do fundo), onde os restos de alimento podem se instalar facilmente, depois de comer.
  • Não use embalagem para a escova de dente, porque pode abrigar microorganismos e bactérias. Em vez disso, basta enxaguar com água, após cada uso, e deixar secar. E não deixe a sua escova próxima da retrete, já que as bactérias fecais podem acabar por chegar a ela.
  • Altere regularmente a sua escova de dentes, porque as cerdas deterioram-se ao longo do tempo e com o uso. Como resultado, não vai conseguir limpar os seus dentes tão bem quanto usando uma nova escova.

4. Siga uma rotina básica de limpeza oral

Pode soar como um conselho familiar tradicional, mas realmente funciona. De acordo com a Associação Internacional de Saúde Oral, quase 42% dos adultos não usam escova de dentes ou não têm cuidados orais. Às vezes, não percebemos que os nossos cuidados orais não são adequados e é preciso mudar. Se deseja proteger os seus dentes de cáries prematuras, inclua as seguintes etapas na sua rotina de limpeza de manhã e antes de ir para a cama:

  • Escove os dentes por pelo menos 2 minutos, duas vezes por dia. Tente escovar todas as superfícies, chegando até os cantos mais profundos e distantes.
  • Use fio dental. Ele limpa locais que a escova não é capaz de limpar.
  • Use líquidos de enxaugue oral. Ele tem um efeito antibacteriano e ajudam você a se livrar de qualquer bactéria na sua boca. Depois de ter feito isso, não enxaugue a boca com água, para que o efeito dure mais.

5. Visite o dentista regularmente para limpeza profissional

Sabemos que as visitas ao dentista não são agradáveis, mas é sempre melhor prevenir do que se arrepender e isso se aplica muito bem neste caso. Não importa se escova bem os dentes ou usa fio dental, sempre haverá áreas difíceis de alcançar.

Um dentista limpará perto da linha da gengiva na parte de trás e na frente dos dentes, para remover a placa e o tártaro. A limpeza regular é muito importante na luta contra as cáries dentárias. Certifique-se de ir pelo menos uma vez por ano ao dentista.

6. Adicione suplementos e vitaminas à sua dieta.

Nós já mencionamos o quanto é importante eliminar o açúcar da sua dieta, mas há mais uma coisa que você pode fazer para ajudar a sua saliva a combater a placa bacteriana nos dentes. As vitaminas são essenciais para manter uma boa saúde oral.

  • Para promover a salivação, deve consumir uma grande quantidade de alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes. Os melhores alimentos são: maçãs, bananas, couves de Bruxelas e ervilhas.
  • Coma alimentos integrais, eles contêm muitas vitaminas B e ferro. Além disso, grãos integrais contêm magnésio, um mineral que ajuda na absorção de cálcio e fortalece os seus dentes.
  • Coma frutos do mar com maior frequência, para que você possa obter vitamina D dos alimentos. O salmão, os arenques, o atum enlatado e a sardinha são uma ótima fonte de vitamina D.

7. Óleo de coco

Pode tentar enxaguar a boca com óleo de coco para proteger os seus dentes naturalmente das cáries. O óleo remove as bactérias dos seus dentes e os cura de forma natural.

Basta usar uma colher de chá do produto e enxaguar a boca, até a sua saliva e óleo se transformarem numa cor branca leitosa, e não a deve engolir. Simples, mas muito eficaz!

Os enxaugues com óleo de coco não revertem os efeitos da cárie, mas ajudam a evitá-la. Além disso, funciona de maneira mais eficaz, se a combinar com escovação e o uso de fio dental.

8. Faça a sua própria pasta de dentes remineralizante

Esta pasta de dentes simples requer apenas alguns ingredientes naturais, que pode comprar em qualquer loja.

Você precisará dos seguintes produtos:

  • 4 colheres de sopa de cálcio em pó
  • 1 colher de sopa de Stévia
  • 1 colher de sopa de sal marinho
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/4 chávena/xícara de óleo de coco

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta, não deve haver nódulos na massa. Use-a como um substituto da pasta de dente.

Lembre-se: não use esta pasta de dentes por mais de 30 dias seguidos, por causa de sua estrutura abrasiva e ausência de flúor.

Segue alguma destas indicações citadas na lista acima? Conhece outros truques que poderiam ajudar a prevenir a cárie?

Partilhe as suas ideias e experiências nos comentários.

Partilhar:

Cenas fixes no nosso Instagram: @altamenteorg

Relacionados:

Comentários: