10 Sinais de emergência que a nossa pele dá quando temos problemas cardíacos!


O nosso corpo é uma máquina perfeita, que no primeiro sintoma de desequilíbrio, tenta avisar-nos com a maior eficácia possível. Podemos dizer que o motor do nosso corpo é o coração, se não funcionar, afetará qualquer outra parte do corpo.

Mas como percebemos quando algo não está bem a nível cardiovascular? Por incrível que pareça, os primeiros sinais de alarme estão na nossa pele e manifestam-se na forma de inchaços ou sinais em todas as partes do nosso corpo…

1. Pernas e tornozelos inchados podem ser sintomas de problemas cardíacos. Se notar que se acumulam líquidos ou inchaços (edema) nos seus membros inferiores, é aconselhável consultar o seu médico.

2. Se notar o acumular de gordura nos cantos ao redor dos olhos, nas mãos ou atrás das pernas, esses são depósitos de colesterol que são um sinal de uma quantidade excessivamente alta dessa molécula dentro do sangue. Também nesse caso, é necessário consultar o seu médico!

Se tem esse tipo de hematomas sob a pele, mas não tem nenhuma dor, pode ser uma lesão de Janeway. Essas pequenas manchas duram cerca de uma semana e podem ser um sintoma de endocardite infecciosa. Para evitar riscos, é sempre melhor consultar um cardiologista se notar estes sinais na sua pele.

4. Se notar pequenos nódulos dolorosos entre os dedos e as mãos de uma cor púrpura, podem ser os nódulos de Osler. Estes sinais duram alguns dias, mas também neste caso podem ser um sintoma de endocardite infecciosa.

5. Se tem estas bolhas cerosas como as da foto pode ser devido a uma reação alérgica. Mas não devemos subestimar a coisa pois podem ser depósitos de colesterol que podem significar níveis perigosamente altos ou diabetes.

6. Não subestime também se tiver áreas da pele que parecem manchadas de azul-violeta. Essas colorações repentinas são típicas quando as temperaturas são muito frias ou há uma artéria bloqueada pelo colesterol excessivo. Os riscos são muito altos e é melhor consultar um médico se o problema não desaparecer.

7. Um inchaço no nível da unha pode significar uma infecção do coração ou algum distúrbio sempre associado a ele. Neste caso, no entanto, você pode ficar mais relaxado, porque em algumas pessoas as unhas onduladas ou levemente inchadas podem ser causadas por um fator genético!

8. Uma pele “encaroçada” nunca é um bom sinal. Na maioria dos casos, é uma questão de acumulação de proteínas no coração ou em outros órgãos. Se notar esses sinais em qualquer lugar da sua pele, prepare-se para chamar um médico.

9. Estas pequenas marcas nos dedos podem ser causadas por choque ou fricção. No caso oposto, pode ser uma doença cardíaca se associada a febre e batimentos irregulares.

10. Se notar as extremidades das mãos que tendem a um azul pouco natural para a cor da pele e você não se encontra em um lugar frio, é hora de se preocupar. Pode ser um estreitamento ou bloqueio de um vaso sanguíneo.

Como pode ver, não brinque com o seu coração, se notar algum desses sintomas, não hesite em contactar seu médico ou um cardiologista!

Comentários

Artigos Relacionados: