10 razões pelo qual sentes sempre frio! E a maioria das pessoas nem imagina!


É normal sentires um pouco mais frio do que o habitual durante os meses de inverno ou quando o ar condicionado está a trabalhar demais para o frio.

No entanto, se te costumas sentir friorento, mesmo nos dias de verão mais quente de Julho, frequentemente usando camadas extras, ou as mãos e pés constantemente se sentem como pingentes de gelo, então pode estar algo de errado.

De acordo com vários especialistas, incluindo Sami Karjalainen do Centro de Pesquisa Técnica VTT na Finlândia, “as mulheres são mais sensíveis do que os homens a um desvio de uma temperatura ideal”.

O corpo da mulher produz menos calor do que o dos homens, de facto, os corpos femininos são de três a 10 por cento mais frios. Isto é principalmente porque os homens queimam mais calorias e os corpos “contêm muito mais músculos geradores de calor”, de acordo com realclearscience.com.

Embora esta seja uma explicação biológica válida, existem várias outras razões pelas quais te sentes perpétuamente frio, incluindo as condições médicas subjacentes, sono, dieta e hábitos de exercício.

Então, sem mais demoras, aqui estão 10 possíveis razões pelas quais sentes sempre frio:

1. Tens pouca circulação

A má circulação significa que há uma escassez de glóbulos vermelhos no corpo. Essas células são responsáveis por transportar oxigénio para todo o corpo, então, quando não há o suficiente, os principais órgãos, como o cérebro, têm a prioridade no oxigénio, deixando as mãos e pés com quantidades muito pequenas. É por isso que às vezes as tas extremidades se sentem congeladas enquanto o resto do teu corpo se sente um pouco mais quente.

2. Tens uma deficiência de ferro

O ferro melhora a circulação, ajudando os glóbulos vermelhos a mover o oxigénio pelo corpo, então, quando o teu corpo não está a receber o suficiente deste mineral, isso pode contribuir para uma série de condições, incluindo a sensação de frio constante e hiper-tiroidismo.

3. Tens um problema de tiróide

A American Thyroid Association (ATA) estima que uma em cada oito mulheres americanas desenvolverá um distúrbio da tiróide durante a vida, e aproximadamente 60% das pessoas com a condição desconhecem. O hipotiroidismo, que ocorre quando a tiróide não está a secretar hormonas suficientes, faz com que o teu metabolismo diminua a velocidade e o teu corpo perca a capacidade de aquecer. Portanto, é realmente importante que a tiróide seja verificada para garantir que esteja a funcionar correctamente.

4. Estás abaixo do peso

Quando estás abaixo do peso, o teu corpo não tem gordura suficiente armazenada para mantê-lo aquecido. Teu metabolismo também diminui para economizar energia porque o corpo acha que está a morrer de fome. Como resultado, o teu corpo não queimará calorias suficientes, levando à intolerância ao frio.

5. Não estás a comer gorduras suficientes

Ao contrário da crença popular, a gordura não é teu inimigo. Alimentos gordurosos como abacates e nozes desempenham um papel importante na regulação da temperatura do teu corpo. É por isso que desejas alimentos de conforto em dias mais frios.

6. Possuis uma deficiência de vitamina B12

Enquanto o ferro ajuda os glóbulos vermelhos a mover o oxigénio, a vitamina B12 é necessária para fazer estas células importantes. Podes obter esta vitamina de ovos, produtos lácteos, peixe e frango, mas é importante prestares atenção se o teu corpo está ou não absorvendo adequadamente.

7. Tens síndrome de Raynaud

A doença rara faz com que algumas partes do teu corpo, como os dedos das mãos e dos pés, se sintam frias e entorpecidas como uma resposta ao stress a temperaturas frias. As pequenas artérias que fornecem sangue às tuas extremidades tornam-se estreitas, o que leva a circulação limitada. Se achas que podes sofrer de síndrome de Raynaud, informa o teu médico para que possa fornecer opções de tratamento.

8. Não consomes proteína suficiente

A temperatura do teu corpo aumenta quando começas a digerir alimentos, especialmente quando comes uma refeição com proteína forte. A proteína aumenta a termogénese induzida pela dieta (DIT), o que ajuda o teu corpo a aumentar e reter o calor.

9. Não estás a ter um sono adequado

Se os teus hábitos de sono não são os melhores, então é hora de fazeres algo sobre isso, porque esta poderá ser a razão pela qual estás sempre com frio. A falta de problemas de sono com o teu hipotálamo, que é a parte do cérebro que regula a temperatura entre outras coisas. Além disso, o cansaço da falta de sono pode ter um impacto no teu metabolismo, e sabes o quanto isso pode afectar o teu corpo.

10. Não estás a beber água suficiente

A desidratação diminui a pressão arterial (circulação reduzida), diminui o metabolismo e permite que o calor escape do teu corpo mais rápido. Então, vá lá!

Comentários

Artigos Relacionados: