​Em 1850, um agricultor encontrou está porta escondida. O que encontrou no seu interior deixou todo o mundo de boca aberta


O que um agricultor encontrou por de trás desta porta escondida em 1850. Deixou todo o mundo surpreendido.

Em 1850, um agricultor escocês das Ilhas Orkney fez uma descoberta incrível. Quando foi inspeccionar os danos causados por uma grande tempestade, deparou-se com uma passagem de pedra numa pequena baía. O que encontrou no seu interior deixou toda a gente surpreendida.

O agricultor encontrou os restos de uma civilização antiga. Há milhares de anos viveu aqui uma sociedade próspera; até 1850, os restos dela encontravam-se escondidos por dunas. A grande tempestade é que acabou por revelar a povoação.

A povoação tem mais de 5000 anos; o que significa que é mais antiga que as pirâmides do Egipto. As casas desta cidade, conhecida como Skara Brae, conservaram-se em boas condições graças às dunas de areia. Para os arqueólogos é um verdadeiro golpe de sorte.

Colonizada entre os anos 3180 e 2500 a.C., esta é uma das povoações permanentes mais antigas da Grã-Bretanha. Oito casas de pedra permanecem intactas, permitindo-nos entender melhor a sua cultura e costumes. As investigações sugerem que entre 50 e 100 pessoas viveram neste lugar.

Todas as casas estão ligadas entre si através de um túnel, mas também podiam ser fechadas com uma porta de pedra.

Mas há uma coisa que chama a atenção: cada quarto tem uma cama maior do que as outras. Além disso, existem prateleiras, cadeiras, armários e roupeiros em todos os quartos. Algumas das caixas que usavam para armazenar coisas eram resistentes à água. Os cientistas assumem que metiam lá peixes vivos para poder cozinhá-los frescos mais tarde.

Os arqueólogos também encontraram algo que os deixou muito felizes: cada casa tinha sanita e até um sistema de tratamento de águas residuais.

Skara Brae foi construída com a família como centro. Todas as casas foram mobiladas de uma forma similar, o que levou os investigadores a pensarem que não existia qualquer governante, mas que toda a gente estava ao mesmo nível.

 


2 Comments

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. A vida e um misterio a cada epoca teve a sua forma de vida
    Mas parece que a nossa epoca foi mais atualizada o povo muito inteligente
    E tem muita coisa entre o ceu e terra inespricavel
    So deus .mas de qualquer forma a vida e muito boa
    Vamos viver sem pensar no amanha o dia seguinte a deus pertence.portanto vamos viver hoje intensamente como se nao tivesse o amanha.eu acho que a unica coisa que falta para o povo e ser maid carismatico pensar mais no no proximo ser mais temente a deus.nao adiantatanta ganancia se quando morremos nso levamos nada penso que vamos levar o que fizemos de bom aqui na tterra.procure plher p seu proximo com carinho muitas vezes achamos que somos acima de todos nos achamos importante .isso nao vsi nos levar a nada.lembre que quem planta espinho nao tem como colher flores. Um dia o arependimento um dia vem.eu trabalho cuidando de idosos e doente.js lutei muito ja cuidei de tsnta gente.ai pude conhecer bem como e a nossa vida. Ate nem precisava mais fazer esse trabalho ja tenho o suficiente para viver com simplicidade.mas mais amk o que faco so assim sinto que posso sjudar fazer as pessoas ver a vida de uma outra forma sendo mais csrismatica.nao tenho muita coisa mad srmpre ajudo as pessoas wue eu sei que precisa dando roupa comida.por isdo eu pesso sempre quem yem coisad que nao usa mais eu aceito pois estou com um projeto de fazer uma vez por mes um bszar para doar roupa o que tiver de graca.pois .gostaria muito de fazer isso trnho fe que vou conseguir .so preciso de alguem que pensa igual a mim para realizarmos esse projeto .serio e com muito amor no coracao
    Um beijo bem no coracao de quem ler os meus sonhos.ajudar os menos favorecidos .

    1. Boa tarde D. Maria Aparecida Campos. Talvez possamos falar um pouco em relação ao projecto que quer desenvolver. Se quiser deixar aqui um e mail voltaremos a falar.

      Obrigada

Send this to a friend