Criança de 2 anos morre após o pai usar uma compressa de álcool para baixar a febre! É importante que saibas porquê! E que o evites!

O álcool industrial deve ser utilizado com muita precaução, principalmente nas crianças. É um produto forte que pode ter efeitos muito desagradáveis, e o pai de Xiao Dong percebeu isso da pior maneira. Como o filho estava com febre, ele lhe colocou uma compressa de álcool. Mas depois, tudo acabou em tragédia.

Um homem de Donnguan, China, começou a notar que o seu bebé de dois anos estava com febre. O pai pensou que poderia resolver esse assunto sozinho. Então, em vez de procurar um médico, ele colocou uma compressa de álcool nas axilas do garoto para fazer com que a sua temperatura baixasse.

Mas a sua solução acabou por se tornar num problema ainda maior. Alguns minutos após o chinês colocar a compressa em Xiao Dong, ele desmaiou. Só nessa altura é que os seus pais o levaram para o hospital. Lá, eles fizeram de tudo para salvar o menino da morte.

Infelizmente, os médicos não conseguiram resgatar o menino. No dia após dar entrada na emergência, Dong faleceu devido a uma intoxicação causada pelo metanol.

A compressa de álcool é perigosa para as crianças

O médico que tratou da criança, Dr. Ma Weike, disse que os pais ficaram em choque quando souberam que a verdadeira causa da morte foi o álcool e não a febre.

De acordo com Marco Aurélio Safadi, professor pediatria da Faculdade da Santa Casa de São Paulo, é difícil saber qual a contribuição exata do álcool na morte do bebé. Esse produto piorou a sua situação, mas pode não ter sido o único factor.

“Infelizmente, ainda existem muitos pais que acreditam que a compressa de álcool baixa a febre. No entanto, é algo que traz riscos e não deve ser realizado. Pode causar queimaduras na pele da criança e, como o álcool é volátil, pode ser inalado e intoxicar a criança.”

Para além disso, os banhos frios com álcool também devem ser evitados, pois podem fazer com que a temperatura corporal se eleve ainda mais.

Como fazer compressas de limão

  1. Primeiro, espreme o sumo do limão para um recipiente com água fria
  2. Enrola duas toalhas turcas (de algodão) e coloca dentro do recipiente.
  3. Torce levemente os panos e envolve nas pernas, desde a linha do joelho até aos pés.
  4. Mantém as toalhas ou as faixas até perceberes que elas aqueceram.
  5. Faz isso as vezes que forem necessárias, renovando sempre a água e o limão.

Segue-nos no Facebook: