A forma como esta ponte deixa os barcos passar é inesperada e impressionante! Deixa qualquer um de boca aberta!

Num mundo atual em que todo o espaço é muito importante, cada vez mais procuramos a funcionalidade e o minimalismo estético. As pontes são uma grande oportunidade para os designers e arquitectos libertarem a sua criatividade relativamente a esse assunto.

A ponte pedonal Gateshead Millenium, em Inglaterra, é um caso de sucesso. Esta é usada para atravessar o rio Tyne, e liga Newcastle a Gateshead. Para além disso, a construção é uma verdadeira maravilha da engenharia… descubra porquê!

ponte_barcos_1

À primeira vista, ela já é bastante curiosa. Em vez de atravessar o rio em linha reta, a Gateshead Millenium foi criada em forma curva. Mas isso está longe de ser simplesmente estético. O seu formato permite que a ponte seja a primeira e única a ser capaz de rodar!

Quando os cilindros hidráulicos da ponte são colocados em operação, a sua estrutura gira sobre si mesma. Isto permite a passagem de barcos até aos 25 metros por baixo dela.

ponte_barcos_2

Projetada e construída pelo arquiteto Wilkinson Eyre em 2002, ela foi reconhecida e recebeu muitos prémios de engenharia e arquitetura.

A sua aparência nas fotos é bastante impressionante, mas garanto-lhe que nada supera vê-la ao vivo e em movimento. Como nem todos podemos ir até Newcastle admirar esta ponte fantástica, fiquem com algumas filmagens.

Segue-nos no Facebook: